Sindilav

Mai/Jun - 2009 - nº 150

Certificação de Lavanderias

Luciano Castro detalhando o programa

Luciano Castro detalhando o programa

Já é tempo de as lavanderias terem um instrumento específico para a atividade, que proporcione aos seus clientes a garantia de que cumprem normas, as quais criam padronização, exigem controles, facilitam os relacionamentos comerciais entre outras vantagens. Trata-se do Sistema de Gestão Integrado "“ PQMS -L, que foi idealizado pelo SINDILAV em 2007 e começou a ser desenvolvido juntamente com a ANEL, a partir de 2008, com o acompanhamento de um consultor independente especializado no assunto.

Para dar maior independência e credibilidade, o certificado será expedido por uma organização oficial autorizada nacionalmente.

A regulamentação é voluntária e as lavanderias poderão optar por três diferentes níveis de implantação do regimento (bronze, prata e ouro), evoluindo progressivamente.

O regimento da PQMS -L é baseado em três normas internacionais consagradas – ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS (Segurança e Saúde no Trabalho) "“
adaptadas para todos os segmentos de lavanderia.

Por que integrar os três sistemas de gestão? Segundo o consultor contratado, Luciano Castro: "Ao unificar os diversos sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente e Saúde), alcançamos os resultados planejados de uma forma mais eficiente do que através de múltiplos sistemas atuando independentemente".

Luciano apresentou em 5 e 6 de junho, no auditório das entidades, o primeiro treinamento sobre o Sistema de Gestão para Lavanderias, que terá continuidade em um ciclo de aulas aos interessados em aderir ao programa.

Nesse primeiro contato com o público alvo, foi apresentado em detalhes o escopo do programa e realizados exercícios para melhor compreensão dos conceitos.

Benefícios da implantação do PQMS-L

1. Competitividade, marketing.

2. Melhor planejamento e controle das rotinas de trabalho, eliminando passos desnecessários.

3. Utilização adequada dos recursos humanos e naturais.

4. Padronização das tarefas e definição de responsabilidade (uniformidade), para maior segurança e agilidade aos trabalhos.

5. Criação de um Sistema de Controle para identificação e tratamento das anomalias verificadas durante o processo, evitando retrabalhos.

6. Realização dos trabalhos buscando melhorias na qualidade, desempenho ambiental, segurança e aumento da satisfação dos clientes.

7. Redução dos custos operacionais e aumento da produtividade.