Infelizmente, algum consumidor pode se recusar a seguir protocolos de segurança. O que fazer?
As etapas de flexibilização do comércio e a retomada de serviços avançam cada vez mais no país. Com o aumento de pessoas circulando nas ruas, torna-se ainda mais importante a adoção de medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus. Mas o que fazer se o cliente não quiser seguir os protocolos de segurança?
Trata-se de uma situação que, infelizmente, pode acontecer. No estado de São Paulo, o setor de lavanderias continuou seu funcionamento, uma vez que é considerado serviço essencial de limpeza. Por isso, pode ser que você tenha passado por alguma situação semelhante, o que certamente não foi nada agradável.
Para auxiliar o empresário de lavanderia a administrar bem essas situações, bem como manter a saúde e segurança de todos os envolvidos, elencaremos a seguir quatro importantes dicas sobre o assunto. Acompanhe!
1. DIVULGUE COM ANTECEDÊNCIA OS NOVOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELA EMPRESA
Por mais que estejamos passando por uma pandemia – e que medidas de segurança têm sido amplamente divulgadas –, pode acontecer de algum consumidor se mostrar surpreso ao chegar à sua empresa e se deparar com um novo modelo de atendimento. Exatamente por isso, divulgue por todos os meios possíveis os protocolos de segurança adotados por seu negócio.
Além disso, se possível, deixe comunicados na porta do estabelecimento para que o cliente, antes de entrar, esteja munido de todas as informações necessárias para o seu atendimento. Não esqueça de utilizar as redes sociais, para ampliar o alcance de suas mensagens, e deixe claro que os procedimentos que devem ser adotados são para a segurança de todos.
2. CAPACITE SEUS FUNCIONÁRIOS
A preparação dos colaboradores de sua empresa para administrar essas situações é fundamental para o bom cumprimento das medidas. Por isso, promova treinamentos para a equipe, fazendo com que todos saibam e entendam as regras. Dessa forma, poderão transmiti-las com mais propriedade e segurança para os consumidores. Lembre-se que seus funcionários são seus olhos quando você não está presente.
Oriente os colaboradores para administrarem bem todas as situações. Caso algum cliente tenha dificuldades em seguir os procedimentos ou se recuse a fazê-los, é importante lembrá-lo que as precauções de segurança existem para proteger a todos, inclusive a ele mesmo.
3. ELABORE UM PLANO B
Mesmo com todas as precauções tomadas e medidas de conscientização para a segurança de todos, pode existir ainda aquele consumidor resistente e que não aceitará seguir os protocolos. Por isso, o ideal é que você, juntamente com sua equipe, alinhe estratégias para superar essa situação e promover alternativas para o cliente.
A elaboração de um plano B, portanto, é uma ferramenta imprescindível nesses casos. Em situações em que o consumidor se recuse a usar a máscara dentro do estabelecimento, por exemplo, você pode oferecer um atendimento do lado externo da loja, evidentemente tomando todos os cuidados.
O delivery é uma ótima medida, também, nesses casos. Disponibilize-se para buscar e entregar as roupas na casa do cliente, mostrando a ele que tudo pode ser feito com segurança e comodidade.
4. ESTABELEÇA LIMITES
É fundamental que o empresário de lavanderia estabeleça limites aos consumidores. Se mesmo depois de todos os procedimentos – mencionados neste texto – o cliente ainda se mostrar resistente, você precisará aceitar a perda desse comprador. Em momentos como o que estamos vivendo, é essencial que a segurança de todas as pessoas que procuram o seu estabelecimento esteja em primeiro lugar. Prepare-se para isso.
Esperamos que essas quatro dicas ajudem você e sua empresa a superarem situações adversas que podem surgir durante a pandemia. Lembre-se de incentivar sua equipe a tomar decisões em sua ausência e priorizar, sempre, a saúde e segurança de todos.
Fonte: https://glo.bo/2CPouZR