Sindilav

Jul/Ago - 2019 - nº 211

A percepção de valor como estratégia para o aumento de preços


Empresários podem utilizar essa importante aliada na hora de definir o preço de produtos e serviços.

 

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Sabe aquela velha história da lei da oferta e procura? Trata- -se de um método muito comum no mercado, em que o preço de determinado produto ou serviço sobe à medida em que sua procura aumenta.

Por exemplo, em um dia de sol, não há muita procura por guarda-chuvas ou sombrinhas. No entanto, basta o tempo fechar e começar a chover para os vendedores aparecerem, e o preço subir consideravelmente.

Contudo, um novo método permite ao empresário aumentar os preços sem depender da sazonalidade ou sem precisar subir o custo da produção: é o que chamamos de percepção de valor – ou seja, agregar diferentes valores ao seu produto.

Diversas estratégias já estão sendo utilizadas por várias empresas para agregar valor aos seus produtos, o que permite, no final, aumentar os preços. E o mais interessante de tudo isso é que o consumidor acha que vale, mesmo pagando um valor maior do que o comumente encontrado.

Confira a seguir algumas técnicas para gerar percepção de valor em seus clientes!

DECORAÇÃO

Não é necessário gastar muito para proporcionar um ambiente aconchegante e que chame a atenção, de forma positiva, do seu consumidor. Por isso, investindo na decoração do seu estabelecimento, você certamente criará percepção de valor.

Ao final, quando fizer as contas, você verá que gastou muito menos do que ganhou com a valorização dos seus produtos ou serviços.

QUALIDADE E EXCLUSIVIDADE

Oferecer produtos com origem comprovada e, se possível, exclusivos, proporciona ao consumidor uma excelente experiência, gerando também percepção de valor. Isso porque o cliente sente que está adquirindo muito mais do que simplesmente um produto.

Por exemplo, uma cafeteria de São Paulo compra café de pequenos produtores, pequenas famílias que produzem café de excelente qualidade. Ao consumir o produto, os clientes comprovam a originalidade do café e dão valor à mercadoria.

ATENDIMENTO

Outro diferencial para criar percepção de valor é investir no atendimento, capacitando colaboradores para fazerem a diferença. Um cliente ficará muito mais satisfeito ao ser atendido por um profissional que não somente serve um produto, mas que tem capacidade de trazer mais informações sobre aquele item, como sua origem, qualidade e exclusividade.

Para criar a percepção de valor, os empresários devem fazer com que o cliente sinta que está consumindo muito mais do que um produto ou serviço; o consumidor precisa perceber que está participando de uma experiência.

Tudo isso, certamente, provocará sensações diferentes com relação ao seu negócio, fazendo com que o cliente pague um valor acima da média do mercado por seu produto, e ainda saia satisfeito. Pense nisso!

Fonte: https://glo.bo/2ZHJpo4