Alguns simples cuidados podem te ajudar muito na hora de renegociar o aluguel.
Quando o fim do contrato de aluguel do imóvel em que funciona um negócio se aproxima, muitos empreendedores se mostram preocupados ou agem sem pensar. Nesse momento, é comum os empresários aceitarem as condições do proprietário para a renovação, sem ao menos tentar melhores valores; e é aí que está o erro.
Sabemos que o atual momento do país não é dos melhores, e justamente por isso é que podemos aproveitar para renegociar os valores e fechar um novo contrato. Neste texto, você verá que uma renegociação pode ser uma ótima medida para ambas as partes e verá algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira possível. Acompanhe!
PROGRAME COM ANTECEDÊNCIA A CONVERSA SOBRE A RENOVAÇÃO DO IMÓVEL
Essa dica vale para os empresários que gostam de deixar tudo para a última hora – como boa parte dos brasileiros. Nada de deixar o aluguel vencer ou procurar o proprietário nos últimos dias de contrato, ok? Realizar uma renegociação sob pressão pode fazer com que você aceite condições desfavoráveis para o seu negócio, já que não terá tanto tempo para procurar outro imóvel no caso de ter que sair.
O ideal é que você inicie as conversas de dois a três meses antes do fim do contrato. Assim, haverá tempo para estudar as propostas com calma e solicitar os ajustes que se fizerem necessários.
SEJA UM BOM INQUILINO E PROVE ISSO NA HORA DA RENOVAÇÃO
É importante lembrar dessa dica durante todo o tempo de locação do imóvel. Assim, quando chegar o momento de renegociação, você pode mostrar para o proprietário que é um bom inquilino, e isso pode te ajudar muito para economizar no reajuste.
Veja só: se o empresário paga o aluguel em dia, cuida bem do imóvel – e o conserva como se fosse seu – e mantém uma boa relação com o locador, esses já são bons fatores para argumentar na hora da renegociação.
Prove para o proprietário que você é um bom inquilino, mostrando comprovantes de pagamentos realizados em dia e apresentando fotos do imóvel bem conservado. Tudo isso, certamente, contará pontos a seu favor.
MOSTRE PARA O PROPRIETÁRIO OS RISCOS QUE ELE PODE TER COM UM NOVO INQUILINO
Se você cumpre tudo o que falamos no tópico anterior, ainda é possível aumentar os argumentos a seu favor, a fim de que obtenha uma boa renovação. Basta mostrar para o proprietário os riscos envolvidos com a chegada de um novo inquilino, no caso de uma não renovação.
Uma vez que você paga suas contas em dia, cuida bem do imóvel e tem o desejo de permanecer, por que ele vai correr riscos alugando para um novo inquilino, que pode não ser tão cuidadoso como você? Faça a ele essa pergunta e reforce seu compromisso em manter tudo em ordem, como já vem sendo feito.
PESQUISE SOBRE VALORES DE IMÓVEIS NO MESMO PRÉDIO
Com a finalidade de ampliar os argumentos na hora de renegociar o aluguel para o seu negócio, faça pesquisas em jornais e na internet sobre valores cobrados em imóveis do mesmo prédio, ou na região do imóvel.
Assim, você pode usar esses anúncios – dependendo dos valores cobrados, evidentemente – para obter melhores preços e um contrato mais vantajoso.
Viu só como medidas simples, mas importantes, podem auxiliar muito na hora de renegociar o aluguel para o seu negócio? É fundamental mostrar que uma renegociação é melhor para todos, já que o proprietário pode fugir dos custos de colocar o imóvel novamente no mercado, assim como é vantajoso para o locatário, que evita dores de cabeça e perda de tempo ao buscar um outro imóvel.
Fonte: https://bit.ly/2MMz6wn