Nos meses de maio e junho, eventos contaram com presenças ilustres e abordaram diversos temas pertinentes à realidade do país.
No dia 27 de maio, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) realizou uma reunião plenária, que contou com a visita de várias personalidades do país. O presidente do Sindilav, José Carlos Larocca, mais uma vez esteve presente no evento, participando dos debates.
Um dos convidados foi o presidente do Conselho de Economia Empresarial e Política da FecomercioSP, Antonio Lanzana. Ele falou sobre a economia brasileira, seus fundamentos e atualidades, bem como sua estabilização e crescimento. Outra presença ilustre foi a de Adriano Pitoli, chefe do Núcleo de Trabalho – em São Paulo – da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SDIC), do Ministério da Economia. Segundo Pitoli, os primeiros sinais do atual governo para a infraestrutura mostram-se muito promissores, apontando iniciativas de políticas na direção correta.
Quem também esteve presente na reunião plenária foi o subsecretário estadual de Competitividade da Indústria, Comércio
e Serviços, do governo do Estado de São Paulo, André Marcos Favero. Ele falou sobre a formulação e implementação de políticas públicas para a competitividade, desburocratização, facilitação de comércio e atração de investimentos, acessos a mercados e superação de barreiras comerciais.
José Carlos Larocca, presidente do Sindilav, em uma de suas
contribuições, criticou a prática de regular de forma excessiva a vida dos empresários. Segundo Larocca, há um exagero do papel do Estado em cada situação.
REUNIÃO DE JUNHO
Já no mês de junho, no dia 24, a FecomercioSP recebeu a visita da doutora Volia Bomfim, em mais uma reunião plenária da entidade. Doutora em Direito e Economia pela UGF, mestre em Direito Público pela UNESA, pós-graduada em Direito do Trabalho e em Processo Civil e Processo do Trabalho, pela UGF, Volia Bomfim é também desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região.
Autora de diversos livros, ela comentou as principais alterações propostas pela reforma trabalhista, especialmente a Medida Provisória 881, de 2019 – que instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica –, e a Portaria 604, de 2019, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que dispõe sobre a autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados.
Como de costume, José Carlos Larocca, presidente do Sindilav, participou ativamente dos debates, inclusive solicitando à desembargadora o apoio ao pleito do Sindilav, no sentido de ver incluída, na Portaria 604/2019, as empresas de lavanderia.