Empresários visitaram a Alsco da Alemanha
A Texcare, feira internacional para o segmento de lavanderias, realizada em Frankfurt, Alemanha, em junho, focalizou claramente o uso eficiente de recursos, como água e energia, preocupação primordial das empresas do primeiro mundo, em virtude dos altos custos desses insumos.
Essa preocupação foi uma constante nos estandes de diversos expositores, como a Ecolab, que lançou a última fase de seu sistema Performance, uma opção que reduz o uso de água e vapor. Também a Jensen mostrou seu sistema Clean Tech, que economiza 60% de energia comparado a sistemas tradicionais.
Já a Milnor exibiu secadores concebidos para liberar as mais altas temperaturas no início do processo, economizando energia. Em túneis de lavagem contínua, a companhia dispoÂnibiliza sistema computadorizado para permitir que os produtos químicos executem sua tarefa de forma otimizada, economizando água.
No que diz respeito a produtos químicos, a Bufa lançou um sistema menos agressivo e mais versátil para as roupas, que consiste de um detergente, um ativador surfactante. um amaciante ou encorpador e um absorvedor de odores. O ModulDos, como é chamado, está disponível para lavagem com percloroetileno e hidrocarboneto.
A Seitz levou para a feira seu sistema Hidronomics com diversos desenvolvimentos que podem ajudar as lavanderias a economizar energia, água e também contribuir para o conceito de lavanderia sem vapor.
Como alternativa à lavagem a seco com percloroetileno, diversas companhias, como a Electrolux, mostraram seus sistemas de lavagem a úmido (wetcleaning), um conceito que envolve equipamentos, produtos especiais, processos e tempos, ou seja, todo um conjunto de operações diferenciadas da lavagem à água convencional.
O empresário brasileiro que participa de feiras internacionais volta ao País com uma nova visão, que pode ser adaptada para a sua lavanderia.