Sindilav

Mai/Jun - 2019 - nº 210

Quando é hora de aplicar (ou não) descontos em meu negócio?

Saiba qual é o momento certo de utilizar essas estratégias, sem prejudicar a saúde financeira da sua empresa.

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Os descontos sobre determinados produtos e serviços são, geralmente, muito bem vistos pelos consumidores. São oportunidades para se obter algo por um preço menor do que o comumente encontrado e, com isso, economizar. Mas e para os empreendedores? Será que também são grandes oportunidades de obter lucro? Quando devo ou não aplicar descontos em meu negócio?

As respostas para essas perguntas dependem de muitas variáveis. Neste texto, mostraremos em quais momentos e sobre quais produtos ou serviços é recomendável aplicar descontos, a fim de que o empresário não fique prejudicado e não necessite dessa prática constantemente.

DATAS ESPECÍFICAS

Algumas datas específicas, por si só, já são grandes oportunidades para alavancar a venda de produtos ou serviços. Aplicar descontos em alguns itens pode ser uma ótima estratégia, se bem elaborada, para aumentar ainda mais a venda dessas mercadorias.

Essa prática deve ser pensada principalmente em produtos cujo volume vendido compense o desconto, ou quando vai agregar
a venda de itens rentáveis. Nesses casos, o impacto causado pelo desconto de uma mercadoria ou serviço, que tem relação com a data específica em questão, poderá trazer bons ganhos para
o negócio.

PRODUTOS COM VENCIMENTO PRÓXIMO

Dar descontos em produtos que estejam próximos de seu vencimento já é uma prática muito utilizada por empresas, e de forma acertada. Não há muito mistério quanto a isso: se o vencimento está próximo, melhor vender o item por um valor menor do que perdê-lo, sem ganhar nada.

Portanto, atente-se aos produtos em estoque com essas condições e promova descontos.

PRODUTOS OU SERVIÇOS COM BOA MARGEM DE LUCRO

Em seu empreendimento, pode ser que exista algum produto ou serviço que tenham boa margem de lucro. Trata-se de outra boa oportunidade para promover descontos sobre esses itens.

Nesse caso, já que as mercadorias te dão uma boa margem de lucro, não há problema algum em promover a prática de descontos. A saúde financeira da sua empresa não será afetada e você ainda ganhará pontos com seus clientes, já que está dando desconto sobre um produto que tem boa saída na empresa – e, teoricamente, não precisava disso.

Não podemos deixar de ressaltar neste texto que os descontos podem representar um risco quando não calculados corretamente e quando se desconhece os reais custos e despesas da empresa.

Outro ponto importante e que deve ser destacado é que os descontos são uma ótima estratégia, mas que devem ser utilizados de maneira dosada. Caso isso não aconteça, a situação pode virar uma regra, e o cliente se acostumar com essa prática, deixando de valorizar outros itens importantes do negócio. Nesse caso, ele vai sempre querer o menor preço, obtido por meio dos descontos, porque sabe que vai obtê-lo.

Fonte: https://bit.ly/2VH3k41