Sindilav

Jul/Ago - 2008 - nº 145

Editorial – A difícil arte de ser dono de lavanderia

Recebemos e-mail de um companheiro, dono de lavanderia doméstica, desabafando e, ao mesmo tempo, pedindo ajuda ao SINDILAV, contra os clientes mal educados e criadores de caso. Sua indignação era tamanha que clamava pela criação de um Código de Defesa do Empresário.

Infelizmente, esse tipo de problema não é exclusivo do nosso segmento, pois quem trabalha com o público todos os dias enfrenta diversos acontecimentos semelhantes.

O dia-a-dia do empresário se constitui em verdadeira defesa constante, seja contra os assaltos, contra a cobrança extorsiva dos cartões de crédito, contra os juros altos, contra a carga tributária elevada, contra exigências trabalhistas cada vez maiores, e contra muitos outros lamentáveis acontecimentos, como o narrado pelo companheiro citado.

Todavia, o maior problema do Brasil é a falta de educação, a falta de cultura, a falta de respeito às leis vigentes e a certeza da impunidade. Infelizmente, isso o país tem e muito.

E o fato não ocorre somente com clientes, pois ultimamente temos nos deparado com excessos praticados por funcionários públicos que, escudados na estabilidade do cargo, se julgam no direito de desrespeitar o contribuinte, as leis e os bons costumes.

Todos precisam respeitar o próximo, seja no setor público ou privado.

Também fazemos uma auto-crítica, pois como todo segmento temos empresários que tratam mal seus clientes, seja através do péssimo serviço oferecido e realizado, seja pela falta de trato no atendimento ou até por concorrência desleal, que acaba atingindo o consumidor. Vemos isso ocorrer freqüentemente, através das reclamações que chegam
ao nosso sindicato.

Felizmente, o contingente de bons empresários de lavanderia cresceu muito nos últimos dez anos, pois compreenderam que necessitam dos clientes para sobreviver, embora estes estejam cada vez mais exigentes. Durante esse tempo, o SINDILAV vem lutando para que esse índice se torne uma unanimidade, pois lavanderia é hoje um segmento sério e respeitável na categoria de serviços.

Como, às vezes, os bons pagam pelos maus, vamos continuar na campanha pela conscientização da necessidade e utilidade dos serviços de lavanderia. No próximo ano, estaremos lançando a segunda edição, revisada e atualizada, do "Manual de Procedimentos para Lavanderias, segundo o Código de Defesa do Consumidor", abordando aspectos que ajudarão nosso amigo empresário, que em boa hora desabafou junto
à sua entidade.

Esperamos que, em um futuro bem próximo, empresários e clientes que não respeitam as leis e nem as pessoas, façam sua parte e corrijam suas atitudes, de maneira que os contrários se tornem uma minoria insignificante, pois continuamos acreditando no Brasil.

José Carlos Larocca
Presidente do SINDILAV