Sindilav

Jan/Fev - 2008 - nº 142

SINDILAV participa da elaboração do Manual de Conservação de Couro

Capa do Manual<br /> (Foto: Katia <br />Fernandes)” /></p>
<p>Capa do Manual<br /> (Foto: Katia <br />Fernandes)</p>
</div>
<div id=Sindilav presente às reuniões <br />  <br />  ” /></p>
<p>Sindilav presente às reuniões <br />  <br />  </p>
</div>
<p id=

A Abravest e outras entidades empresariais, como o SINDILAV, entregaram ao Inmetro, no último dia 15 de janeiro, o Manual de Simbologia Aplicada para Etiquetagem do Couro Vestuário, em uma cerimônia realizada na Couromoda.

O manual dará aplicabilidade às NBR"™s ABNT 15.105 e 15.106, criadas em 2004 e que definem a Simbologia para identificação do couro vestuário, desde a sua origem até a aplicação da etiqueta ao consumidor com símbolos específicos de limpeza e conservação. Ao Inmetro caberá definir regras e procedimentos para a regulamentação, que poderá ocorrer através de uma portaria ou resolução.

"O processo visa elevar a qualidade da cadeia produtiva do couro e uma produção consciente que beneficiará as diversas esferas envolvidas", afirma Baltazar Guedes, diretor da Abravest, que teve participação ativa na elaboração do manual.

Para os curtumes, a observància das normas técnicas definidas nas duas NBR´s, que estão em sintonia com as Normas Comuns do Mercosul, será uma espécie de certificado de origem dos couros com validade internacional.

Para o consumidor, significará a garantia de que terá condições de saber o que está comprando, inclusive em relação à origem, e de correta higienização e preservação das características de artigos de couro quando levá-los a uma empresa especializada para lavagem, o que atualmente não ocorre.

A regulamentação também facilitará o trabalho das lavanderias, que atualmente enfrentam dificuldades pela falta de informações nas etiquetas de produtos que recebem para limpeza. "Recebemos peças sem nenhuma especificação quanto à forma de lavagem e muitas vezes ficamos sem rumo quando ao procedimento correto", acrescenta o vice-presidente do SINDILAV, Alaor Chiodin.

Entidades e empresas envolvidas

"¢ Associação Brasileira das Indústrias de Vestuário (Abravest)
"¢ Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB)
"¢ Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav)
"¢ Sindicato das Lavanderias do Estado de São Paulo (SINDILAV)
"¢ Associação Nacional das lavanderias (ANEL)
"¢ CRC Couro Ltda
"¢ Corium Química Ltda
"¢ Arte Final Couros