Ferramenta de gerenciamento é requisito fundamental para quem deseja crescer.
Provavelmente você, empreendedor, dono de lavanderia, já ouviu falar sobre planejamento estratégico e sua importância. Mas talvez nunca parou para pensar, de fato, sobre a necessidade desse item para sua empresa, cotidianamente. Isso é comum. Infelizmente, nem todos possuem a consciência da importância que o planejamento estratégico exerce sobre os resultados diretos da organização. Neste texto, vamos alertar sobre sua essencialidade e dar algumas dicas para que você possa usar esse recurso a favor do seu negócio. Acompanhe!
TENHA CONSCIÊNCIA DA MISSÃO, VISÃO E VALORES DA SUA LAVANDERIA
É importante ter traçado previamente os itens que definem a essência do seu negócio para que, a partir deles, você possa traçar as demais ações e estratégias. Esse primeiro passo é fundamental para que você e seus gestores consigam elaborar uma estratégia significativa.
DEFINA OS OBJETIVOS A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS
Com os valores da organização em mente, pense nos objetivos que precisam ser alcançados em breve, daqui a algum tempo e futuramente, em um período mais distante. São por esses objetivos que você trabalhará diariamente. Se possível, envolva a equipe nessas definições e alinhamento de estratégias. Quando os funcionários são incentivados a contribuir para o desenvolvimento da empresa, além da rotina operacional, eles se sentem mais motivados e inseridos na proposta. Trabalham melhor, e com mais foco, pois sabem a importância que o trabalho exerce para obtenção de um bom resultado.
SEPARE AS ATIVIDADES POR ETAPAS
É bem mais fácil realizar uma grande tarefa quando a dividimos em diversas etapas. Se dividirmos as fases por equipes, ou núcleos internos, o trabalho fica ainda mais fluido, e a execução profissional.
INVISTA NAS HABILIDADES DE SEUS PROFISSIONAIS
Procure investir nas habilidades específicas de cada membro de sua equipe, incentivando-os a executarem tarefas que eles realizam com mais habilidade, dinamismo e eficiência. O conhecimento multidisciplinar é importante, mas ninguém é bom em tudo. Daí a importância de conhecer bem seus profissionais e identificar, em cada um, valores que podem ser aproveitados para maior produtividade e satisfação.
OUÇA O QUE SEU PÚBLICO TEM A DIZER
Uma etapa essencial de qualquer planejamento estratégico é ouvir o que o público tem a dizer sobre seu negócio. Faça uma pesquisa para descobrir de seus clientes as reais expectativas que eles possuem em relação à sua lavanderia. Aceite as críticas como informações de valor, pois é por meio delas que você poderá providenciar mudanças significativas para melhoria de processos.
Preze sempre pelo bom atendimento e procure resolver as questões apresentadas pelos clientes de maneira mais gentil, educada e rápida possível. Lembre-se que levar a melhor solução é mais importante e mais eficiente do que debater quem está certo ou errado.
Isso não significa aceitar injustiças, mas avaliar com serenidade cada situação para encontrar a melhor solução e resolver de uma vez por todas mais um obstáculo. Estratégias de atendimento e planos de ação para momentos de crise também são etapas importantes que devem estar no planejamento da empresa.
Comece hoje mesmo!