Sindilav

Jul/Ago - 2016 - nº 193

Editorial – A difícil missão de presidir uma entidade de classe

Screen Shot 2014-08-11 at 2.37.25 PM

O Sindilav completou, em maio de 2016, 75 anos de existência, e desde 2001 temos nos dedicado ao cargo de presidente. Desde aquela época, procurei imprimir na administração do sindicato uma postura mais ativa e empresarial, adequada aos tempos globalizados e direcionada à efetivação de seus objetivos estatutários, voltada para os macros relacionamentos, que envolvem o segmento como um todo, as autoridades constituídas e, especialmente, o público consumidor. Isso resultou, sem dúvida, na melhoria do sindicato, que se tornou hoje um dos dez maiores filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Não é tarefa fácil presidir nossa entidade, pois temos uma diversidade de setores: doméstico (consumidor final), decoração (cortinas, estofados e tapetes), jeans, hospitalar, hotel, motel e restaurante, roupas profissionais, panos industriais e EPIs. É certo que temos uma diretoria bastante coesa e participativa, trabalhando sem estrelismos e projetos pessoais e, ressalta-se, sem nenhuma remuneração, com a principal finalidade de defender e elevar a categoria.

Hoje somos referência para os demais sindicatos de lavanderias em funcionamento no Brasil e, respeitando as diferenças essenciais existentes nas demais partes do país, procuramos transmitir nossos conhecimentos a todos os demais sindicatos, de forma a sempre apoiar suas atividades. Mas é preciso deixar bem claro que todo nosso sucesso se deve às empresas de lavanderia do Estado de São Paulo, que têm efetivamente contribuído financeiramente para manter a nossa entidade, sem o que não seria possível levar adiante esse trabalho. Para elas o nosso agradecimento. Obrigado.

José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav