Pesquisa da FecomercioSP apontou considerável melhora nas expectativas dos agentes econômicos.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) realiza mensalmente o cálculo do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), com uma escala de pontuação que varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). No mês de maio de 2016, o ICC atingiu 90,9 pontos; um aumento de 3,6% na comparação a abril. A alteração mostrou que os consumidores ainda continuam pessimistas com o cenário atual do país, contudo passaram a acreditar mais em melhorias no futuro.
Um dos fatores que influenciaram o ICC neste período foi o componente que mede as Expectativas do Consumidor (IEC), que subiu 7,5% em relação a abril e chegou a 119,9 pontos – o mais alto desde novembro de 2014, quando a disputa em 2º turno pela presidência da república afetou os resultados. Por outro lado, o outro componente do indicador, que avalia os consumidores com relação às condições econômicas atuais (ICEA), chegou a 47,4 pontos em maio. Isso representa uma queda de 8,8% se comparado ao mês de abril e de 41,8% com relação ao mesmo período de 2015.
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, os números mostram que embora as expectativas dos consumidores tenham melhorado, suas situações financeiras permanecem sendo influenciadas negativamente por outros fatores, como o desemprego, a diminuição da renda e os juros altos.
Em 2015, os dois componentes (IEC e ICEA) do ICC sofreram fortes quedas, chegando a valores próximos aos menores já registrados na série histórica, que teve início no ano de 1994. Em 2016, principalmente nos últimos meses, a expectativa do consumidor voltou a crescer, influenciando diretamente no aumento do Índice de Confiança do Consumidor. Esse otimismo se intensificou principalmente devido às perspectivas reais de um novo governo assumir o país, o que veio a se concretizar no mês de maio.
Segundo a FecomercioSP, a exemplo do comportamento dos consumidores – que mostram recuperação da confiança no futuro –, os empresários tendem a apresentar igual conduta.
Fonte: FecomercioSP – http://goo.gl/aSfKET