Sindilav

Destaques Mar/Abr - 2016 - nº 191

Sindilav – 75 anos

Há muito o que comemorar e sempre haverá muito o que fazer

No dia 15 de maio de 2016, o Sindilav completa mais um ano de luta, conquistas, persistência e assistência em favor das lavanderias do Estado de São Paulo. São 75 anos de história. Sete décadas e meia trabalhando para promover a organização, reconhecimento e eficiência do setor de lavanderias. Para o presidente do sindicato, José Carlos Larocca, essa data significa muito: “Durante todos esses anos, a entidade manteve o equilíbrio e o diálogo entre o capital e o trabalho, razão das inúmeras conquistas sociais para as lavanderias e seus funcionários. Por isso, durante minha gestão à frente do sindicato, tenho assumido uma postura ativa e empresarial, buscando um sindicato forte e atuante que sempre terá condições de conseguir melhorias para a categoria”.

0_01

A missão do Sindilav
O Sindilav foi criado em 1941 por empresários do setor de lavanderias e nasceu para cumprir a importante missão de organizar e representar o segmento. Foi além, pois atua também como parceiro, apoiador e orientador, que leva benefícios e soluções para as lavanderias do Estado de São Paulo, por meio de ações, realizações e convênios.

Expansão e mudança de nomenclatura
Nos primeiros anos, o nome do sindicato era “Sindicato da Indústria da Lavanderia e Tinturaria do Vestuário de São Paulo”. Devido ao bom trabalho realizado e à expansão da sua representatividade, o nome foi alterado mais três vezes: em 1979 para Sindicato de Lavanderias e Similares de São Paulo; em 2002 para Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região e em 2012 para Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo, que atualmente representa lavanderias de mais de 600 cidades do Estado.

0_02

Sucessão de presidentes
Ao longo da sua história, o Sindilav foi administrado por grandes personalidades do mercado de lavanderias, a saber: Agostinho Solimene, Raymundo Buciearelli, Alfredo Mascigrande, Edebrando Calicchio, Eugenio Romildo Calfapietra, Shozo Okamoto, Othon Barcellos Correa Sobrinho e José Carlos Larocca, que é o atual presidente apoiado por seu vice Edson Di Nardi.

Parcerias, eventos, relacionamento e consolidação junto ao mercado
Em 1980, o Sindilav se filiou à FecomercioSP consolidando uma união importantíssima para a busca de melhorias para o setor. Essa parceria possibilita a participação em reuniões e eventos para troca de ideias, compartilhamento de informações e apresentação de solicitações de mudanças para melhoria do setor de lavandeiras. Seus dirigentes sempre estiveram presentes em eventos nacionais e internacionais – Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo; Congresso Andino Amazônico de Hospitais e Serviços de Saúde; Congresso Peruano de Administração Hospitalar, Congresso Brasileiro de Lavanderias, Congresso de Comércio e Serviços; Feira internacional para lavanderia – Lavtech, entre outros – porque sabem que essas são ótimas oportunidades para renovação de ideias e formação de redes importantes de contatos, que podem ajudar na concretização das mudanças necessárias.

Realização de cursos, palestras e benefícios a associados e contribuintes
Outro trabalho fundamental desenvolvido ao longo de 75 anos diz respeito à realização de cursos e palestras para capacitação profissional dos empresários e de suas equipes. Até o momento, já foram oferecidos mais de 150 cursos gratuitos, com material didático, que contaram com a participação e qualificação de aproximadamente 4.500 pessoas. Mais do que isso, o Sindilav firma parcerias com diversas instituições, profissionais liberais e empresas privadas, a fim de oferecer assessoria jurídica, descontos em cursos profissionalizantes e faculdades, lazer e saúde aos seus associados e contribuintes.

O Sindilav sempre manteve o interesse e o foco em levar desenvolvimento profissional, pessoal e intelectual para aqueles que ajudam o sindicato a existir e para todo o setor. Esses benefícios estão detalhados no site: www.sindilav.com.br.

Pesquisas para ampliação do conhecimento no setor
Em 2010 e 2014, o Sindilav realizou pesquisas sobre os hábitos dos consumidores de lavanderias, ajudando os empresários do segmento a compreenderem melhor as expectativas de seus clientes. Uma oportunidade de melhoria e adequação à realidade do mercado para conquista de novos negócios.

Além disso, em 2015 o Sindilav disponibilizou um espaço em seu site destinado ao cadastro de currículos de profissionais do setor, por entender que a busca por mão de obra qualificada é um dos principais problemas enfrentados por todos os segmentos. Para consultar os currículos, basta entrar em contato conosco.

0_03

Comunicação próxima e assertiva
Por saber que a comunicação é um ponto chave para o diálogo transparente, que esclarece a real importância do segmento para o país, o Sindilav investe nisso. A começar pela Convenção Coletiva de trabalho, firmada anualmente com o Sintralav. Essa intermediação é importante, pois ajuda a manter um diálogo sempre aberto para que, juntas, as duas instituições busquem os melhores acordos para as partes envolvidas.

O Sindilav também já realizou três campanhas de estímulo ao uso das lavanderias. A última, realizada em 2015 com o tema “Use Lavanderia”, foi divulgada em diversas mídias online e off-line e reproduzida em materiais que contemplavam não só a importância das lavanderias para a economia e para a sociedade brasileira, mas a essência e os benefícios que cada um dos segmentos de lavanderia traz para o dia a dia do consumidor e para o meio ambiente. Mais de 300 mil reais foram investidos nessa campanha, que teve como objetivo incentivar os consumidores a utilizarem os serviços das lavanderias. Foram produzidos materiais gráficos, digitais e sonoros para publicações em revistas segmentadas, programa de rádio, elemídia, pôsteres, cartazes, vinhetas para cinema, tags e um hotsite: uselavanderia.com.br.

O trabalho para a produção da campanha “Use Lavanderia” foi realizado com base em pesquisas sobre a quantidade de consumo de água utilizada em lavagens caseiras e a utilizada nas lavanderias. Comparações com o consumo de água na vida – para beber, por exemplo – também serviram como ferramentas ilustrativas de quanta água pode ser economizada com a simples mudança de hábito.

O Sindilav Notícias, que já é uma ferramenta consolidada entre o sindicato e os seus públicos desde 1992, ganhou reforço em 2012, quando a comunicação do Sindilav se modernizou e passou a atuar também nos canais online: Facebook e Twitter. O objetivo dessas novas ferramentas é levar informação e orientação específica aos empresários no dia a dia, acompanhando as notícias de interesse, os destaques e, claro, levando comunicados em tempo real. Além disso, os canais digitais oferecem novas possibilidade de atendimento para os que desejam sanar dúvidas e solicitar informações por essas mídias.

Programa de qualificação, prêmio e destaques
O Sindilav, em parceria com a Anel, criou em 2011 o Programa de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança em Lavanderias, baseado nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, para conceder o Selo de Qualidade e Sustentabilidade para Lavanderias. Disponível em três modalidades (bronze, prata e ouro), o selo atesta a eficiência dos serviços prestados pelo estabelecimento certificado, tanto no quesito atendimento quanto na eficiência, qualidade e economia nos processos de trabalho.

Por causa desse projeto, o Sindilav também recebeu o prêmio Fecomércio de Sustentabilidade, concedido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, em 2011. Uma honra muito grande.

Em 2013, o sindicato foi destaque no Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS), também instituído pela FecomercioSP. As representantes do Sindilav, Fernanda Garcia e Margarete Menezes de Medeiros, receberam as melhores notas nas avaliações “Análise de Mercado”, “Análise por Critérios”, e “Situação”, atestando na prática que a nossa busca por excelência em cada etapa dos processos de trabalho gera resultados.

Conquistas significativas
Diversos pleitos do sindicato já foram atendidos e, com isso, muitas melhorias já estão sendo desfrutadas pelos empresários do setor, como: aumento da abrangência do Super Simples e correção dos limites do programa; aprovação do Novo Simples com vários benefícios para o setor; autorização para livre circulação de veículos de lavanderias hospitalares pela Zona de Máxima Restrição de Circulação de Caminhos, da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo; e o veto da Lei Projeto de Lei nº 473/2003, da deputada Maria Lucia Prandi (PT), que pretendia proibir o uso do percloroetileno no processo de lavagem a seco nas lavanderias do Estado.ao longo de toda a gestão,

Outras vitórias também foram conquistadas ao longo de toda a gestão, como assessoria jurídica trabalhista, assessoria jurídica relativa ao Código de Defesa do Consumidor e assessoria ambiental e urbanística. Aumentamos significativamente a extensão da base territorial do sindicato, que passou a atender 611 das 645 cidades do Estado de São Paulo.

Além disso, continuamos lutando para a aprovação do Projeto de Lei nº 134/10, que visa a obrigatoriedade da lavagem de uniformes industriais pelas empresas, e não pelos funcionários. Uma causa em prol da saúde dos funcionários – que estão expostos aos resíduos químicos desses EPIs, na hora da lavagem – e do meio ambiente, que sofre com o descarte incorreto desses resíduos.

Nossa grade de pautas é sempre atualizada e levada, em todos os momentos oportunos, para cobrarmos das autoridades e órgãos competentes as mudanças necessárias. A intenção é buscar sempre melhorias e promover o aumento da competitividade do setor de lavanderias.

Gratidão e ânimo para continuar
Nossos 75 anos trouxeram muita experiência e evolução, mas também trouxeram vivacidade e vontade de conquistar ainda mais. Carregamos conosco a consciência de que ainda há muito a fazer, pois sempre é possível melhorar.

Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte da nossa história, que ajudaram e ajudam a construir um sindicato forte, íntegro e cheio de vida! Continuaremos trabalhando e buscando avanços, reconhecimento e respeito para o nosso setor. A você, empresário de lavanderia, parceiro e integrante da nossa equipe que nos ajuda a cumprir a missão com louvor: parabéns! Essa data também é sua! É a nossa história! Sempre será nossa, porque juntos conseguimos muito mais!