O Sindilav, sempre com a preocupação de oferecer aos seus associados e contribuintes informações que possam melhor orientar e alavancar os seus negócios de lavanderia, encomendou uma pesquisa sobre os hábitos de usuários de lavanderia, que nesta edição publicamos, resumidamente, esperando que tirem ótimo proveito. Passado o efeito da Copa do Mundo, esperamos que a economia volte à sua normalidade, pois com os jogos, feriados e horas paradas o movimento despencou. Os indicadores econômicos não projetam grandes melhoras, pois, de acordo com a pesquisa trimestral de intenção de consumo, do Programa de Administração do Varejo – PROVAR, da Fundação Instituto de Administração – FIA, foi revelado que é a menor marca de intenção de compras para o terceiro trimestre desde o ano de 2002. A pesquisa também revelou que dois fatores estão contribuindo para essa queda: os altos juros praticados pelas instituições bancárias, que em maio deste ano atingiram 71,9% contra 61,59% quando comparado ao mesmo período de 2013 – mais de dez pontos de aumento. Também o medo do desemprego, que vem crescendo e chegando próximo a 9% para o setor de serviços. Diante desse quadro, estamos aguardando a chegada do inverno com a esperança de que pelo menos o segmento de lavanderias domésticas seja recompensado com o aumento do movimento.
José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav