Sindilav

Set/Out - 2004 - nº 122

Consenso e equilíbrio

Editorial

Aproxima-se a data da convenção coletiva da categoria e, como sempre faz, a diretoria do Sindilav entra em contato com os empresários para colher informações e traçar as estratégias do acordo com o sindicato dos empregados.

Aprimorando ainda mais esse processo, este ano estamos fazendo reuniões específicas com cada um dos segmentos que compõem o mercado, para que possamos alcançar maior consenso e tomar decisões cada vez mais acertadas.

Porém, ao serem convidados para essas reuniões, poucos empresários comparecem, o que nos leva a duas hipóteses: ou os empresários se eximem de sua responsabilidade de contribuir com suas sugestões em virtude de uma cultura tradicionalmente não participativa, ou confiam plenamente no discernimento do Sindilav para resolver por eles.

Seja como for, é importante esclarecer, mais uma vez, que a convenção coletiva da categoria é uma capítulo importante da agenda do Sindilav, já que ela estabelece piso e reajuste salariais, pauta de reivindicações dos empregados e valores das contribuições assistenciais, influindo, portanto, nos custos de todas as lavanderias sob nossa abrangência.

Desta forma, é necessário que tenhamos o maior número de dados, informações e opiniões dos empresários do setor, que servirão de subsídios para o diálogo com o sindicato dos trabalhadores e assim assinarmos uma convenção que esteja em equilíbrio com o atual estágio de desenvolvimento de nossa categoria econômica e profissional.

José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav