O Brasil vem apresentando, nos últimos anos, significativos índices de crescimento econômico, e o segmento de lavanderias tem acompanhado esse cenário. Mas há, ainda, muito espaço para crescer.
Na cidade de São Paulo e municípios vizinhos, bem como em algumas cidades do interior do estado, devido à realização de várias feiras e exposições, shows e conferências, verifica-se um incremento da demanda pelos vários serviços de lavanderia doméstica, industrial, hospitalar, epis e jeans. Com a realização do campeonato mundial de futebol da FIFA, em São Paulo, e das olimpíadas, no Estado do Rio de Janeiro, significa que teremos de estar preparados para um aumento de demanda nas lavanderias.
Algumas empresas já estão se adiantando e aumentando sua área física de trabalho, transferindo suas unidades para plantas maiores, com melhor otimização do espaço existente, bem como ultimando o treinamento de funcionários.
Cabe um importante alerta, que é não deixar para efetuar as adaptações e também não realizar a compra de equipamentos na última hora, pois a empresa poderá ficar sem condições de absorver o aumento da demanda, devido aos gargalos na produção.
Como grande parte dos empresários de lavanderia, devido a prática de preços muito baixos, quase no prejuízo, estão sem capital próprio para novos investimentos, torna-se necessário um planejamento financeiro, pesquisando sobre fontes de financiamento. O BNDES e a Caixa Econômica Federal possuem programas de incentivo aos pequenos e médios empreendedores com boas condições. Portanto, bastante critério na escolha.
José Carlos Larocca
Presidente do SINDILAV