É muito comum encontrar empresários do segmento da prestação de serviços que apresentam dificuldades na Gestão dos Custos em suas empresas. Essas dificuldades caracterizam-se por vários motivos. Alguns deles são:
o desconhecimento de como devem fazer para saber sobre os custos dos serviços;
a consideração de que é muito trabalhoso, difícil e complicado controlar, acompanhar e tomar decisões em relação aos custos dos serviços oferecidos;
o pensamento de que nem sempre isso ajuda a ganhar mais dinheiro.
Esta situação é muito preocupante, pois qualquer atividade empresarial “tocada” sem que seus proprietários tenham domínio sobre os custos do negócio, está sujeita a situações muito desfavoráveis, que podem até levar ao fechamento da empresa.
Possuir o domínio sobre os custos da empresa é importante pelo menos por três razões:
identificar e saber quanto custam os serviços oferecidos;
tomar as decisões mais adequadas no enfrentamento da concorrência;
conhecer os resultados obtidos com as vendas realizadas.
O domínio dos custos não está restrito apenas ao controle (registros) dos valores gastos, muito embora seja esta uma etapa inicial e fundamental para a obtenção do domínio.
Quem domina os custos da empresa, garante que seus gastos estarão sempre adequados ao tipo de negócio, mantém a produtividade em níveis aceitáveis e reage adequadamente aos fatores de riscos e oportunidades que surgirem em seu segmento.
Fonte: Saiba Mais, do Sebrae