O mercado de lavanderias domésticas foi recentemente surpreendido com reportagem em alguns veículos de imprensa, reproduzindo testes efetuados pelo Instituto Proteste com roupas apresentando manchas produzidas em laboratório para serem lavadas em algumas lavanderias domésticas de São Paulo e Rio de Janeiro, para avaliação dos resultados da limpeza.
Como empresários do ramo de lavanderias, todos nós sabemos que manchas fortes em tecidos, resultantes de alguns produtos, são praticamente irremovíveis e, quando se força para removê-las, podemos produzir uma nódoa ou clareamento do local. Imagine então quando a mancha foi provocada propositalmente e com maior intensidade. É evidente que o resultado da limpeza não será altamente satisfatório.
Um fato importante é que essa notícia não teve impacto maior junto aos nossos clientes, pois confiam em nossos serviços e muitos se tornam até amigos dos recepcionistas e dos proprietários, podendo constatar a sua dedicação na prestação de serviços.
O maior exemplo desta nossa afirmação é a recente pesquisa realizada pelo SINDILAV pela empresa de pesquisas GS&MD GOUVÊA DE SOUZA, com uma amostra de 806 entrevistados, constatando que 94% avaliam o atendimento e a qualidade como Ótimo e Bom.
Esse fato produzido pela Proteste serviu como um alerta para todos os empresários, no sentido de aprofundarem o treinamento na recepção das peças recebidas para lavagem, onde os defeitos e manchas deverão ser anotados cuidadosamente no rol e sempre pedir a assinatura do cliente.
O SINDILAV já está produzindo a segunda edição do Manual de Procedimentos para Lavanderias (de acordo com o Código de Defesa do Consumidor), uma grande ferramenta na orientação de como se evitar e resolver diversos tipos de problemas com reclamações.
Em breve, as empresas em dia com as contribuições ao SINDILAV receberão gratuitamente seu exemplar.
José Carlos Larocca
Presidente do SINDILAV