Colocar na linha de frente de sua lavanderia pessoas que possuem o perfil ideal para o bom atendimento ao público é essencial. Seja uma recepcionista de balcão, um vendedor ou um motorista, eles são os representantes de sua empresa e depende muito desses profissionais a imagem – boa ou má – que o cliente terá de sua lavanderia.
Por isso, o recrutamento dessas pessoas deve ser feito com o máximo critério. E o treinamento, antes que ocupem o posto, é extremamente necessário.
Algumas disposições e características que a pessoa da linha de frente precisa ter:
• Boa relação interpessoal.
• Preocupação com a sua aparência, apresentando-se com cabe–
los penteados, unhas tratadas, trajes adequados (é recomen-
dável você oferecer uniforme).
• Estar sempre disposta a sorrir.
• Saber ouvir o que o cliente tem a dizer, sem interrompê-lo.
• Ter respostas educadas e argumentos convincentes.
• Saber como encaminhar os problemas apresentados pelo
cliente a quem possa realmente resolvê-los.
• Sugerir novos serviços ou promoções aos clientes (lavagem
de edredons, cortinas, tênis).
• Estar sempre disposta a aprender e aceita sugestões de fazer
um curso de aperfeiçoamento.
• Perceber que seu bom desempenho vai contribuir para o
crescimento da empresa e se orgulha disso.
Se você observar que uma pessoa que escolheu não dará conta do recado, não hesite em substituí-la. O bom nome e o prestígio que sua lavanderia conquistou não podem ser ameaçados por profissionais inadequados para o cargo, arruinando todo um esforço que você fez para promover e destacar sua empresa em relação à concorrência.