Dados do Ministério do Turismo e outras entidades do setor atestam que o aumento de demanda turística, registrada no ano passado, prossegue no Brasil, evidenciando uma situação favorável para investimentos em hotelaria e restaurantes. Foi nesse cenário de otimismo que de 12 a 15 de setembro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, aconteceu a 44º Equipotel – Feira Internacional de Equipamentos, Produtos e Serviços para Hotéis, Motéis, Flats, Restaurantes, Bares, Lanchonetes, Fast-Food, Casas Noturnas, Cozinhas Industriais, Hospitais, Lavanderias e Similares.
Para as lavanderias industriais que atendem a esse segmento os dados são promissores e representam uma oportunidade de crescimento.
Vários fornecedores de equipamentos para lavanderia estiveram presentes na feira, expondo seus produtos, como a Suzuki, Maytag, Baumer e outras.
Lavagem a seco
Uma delas, a Next Challenge, representante oficial da Electrolux, apresentou seu mais novo sistema. Trata-se do Lagoon, composto de lavadora-extratora, secador, produtos químicos especiais e processos diferenciados. É uma alternativa para a lavagem a seco tradicional com solventes, uma vez que opera com água. Segundo o fabricante, o sistema é de baixo custo operacional com redução de consumo de água por quilo de roupa lavada, menos KWH e menos uso de insumos, tudo isso ocupando um espaço menor.
Uniformes
Em matéria de uniformes profissionais, vários expositores, como a Santista Têxtil, exibiram o que há de mais moderno, combinando tecidos de poliéster com fibras que se utilizam de nanotecnologia, para dar mais conforto ao usuário e durabilidade para suportar a lavagem industrial. Os cortes estão mais estruturados e as cores mais agradáveis e com maior solidez à lavagem.
Cama e mesa
Para a linha de cama, a Teka mostrou na Equipotel seus lençóis e fronhas confeccionadas com 100% algodão, 200 fios e
120gr/m2, o que significa alta maciez e conforto. Em outra coleção – Sunday – os tecidos de cama são tintos em peça e elaborados com 136 fios e 135gr/m2 em fibra 100% algodão. Além disso, a empresa tem investido na aplicação de novas tecnologias em seus produtos para torná-los mais duráveis. Uma delas é a tecnologia Indanthrem que dá maior resistência ao tecido nas lavagens com cloro. Na linha de toalhas de mesa a inovação é o tratamento “soil release” que facilita a retirada de manchas pela lavanderia.