A comunicação é indispensável para todas as empresas, independentemente de seu tamanho e ramo de atuação.
Infelizmente, muitas companhias, principalmente as pequenas, não se preocupam com essa importante ferramenta, que faz a diferença em seus resultados finais, já que ela pode ajudar a atingir mais facilmente seus objetivos estratégicos, conquistar novos clientes, motivar seus colaboradores, mostrar seu trabalho a fornecedores e parceiros, facilitar e organizar os trabalhos internos e combater a concorrência.
Tanto a comunicação interna como a externa de uma empresa são importantes.
Comunicação interna
A comunicação interna tem o foco nos colaboradores. Quantos "ruídos", rumores e mal entendidos podem ser eliminados através de um jornalzinho, um cartaz, um boletim eletrônico, um mural internos? Muitos! Manter os trabalhadores informados sobre o que acontece na empresa, seus objetivos, mudanças, benefícios, treinamentos, novas contratações ou lançamento de produtos é uma forma excelente de mostrar que eles são valorizados, respeitados e responsáveis pelos destinos da organização.
Comunicação externa
Já a comunicação externa, ou seja, com os clientes, fornecedores e imprensa obtém mais aceitação por parte dos empresários, mas nem todos dela se utilizam porque acham que vai custar caro. Esse é mais um mito do que uma realidade. A empresa deve incluir no orçamento uma verba para ações de comunicação para atingir as suas metas e obter resultados que não teria sem essa provisão. Portanto, trata-se de um investimento importante e necessário e não de uma despesa que pode ser dispensada.
Diversos públicos
A comunicação externa com os clientes serve para fedelizá-los, valorizá-los, construir um relacionamento, divulgar serviços e fortalecer sua marca. A comunicação com os fornecedores vai impressioná-los sobre sua capacidade e fomentar possíveis parcerias e benefícios comerciais.
A comunicação com a mídia atrairá clientes, parceiros e investidores, facilitará a divulgação de seus serviços ou lançamentos de novos produtos, além de diferenciar sua empresa da
concorrência.
As ferramentas de comunicação externa incluem várias modalidades: assessoria de imprensa, jornal ou revista, site, propaganda, e-mails marketing, folhetos, catálogos, cartões de visita, serviços de atendimento ao cliente por telefone.
Em suma
Se a empresa não se comunica, seu público interno estará trabalhando no escuro, sem saber o quanto a empresa para a qual trabalha é importante e em quanto ele pode contribuir para que ela se desenvolva. Por sua vez, grande parte do público externo não saberá de sua existência, de seus objetivos e de seu valor.