Micros e pequenos negócios geraram quase 80% das vagas de trabalho em outubro.
As micros e pequenas empresas continuam sendo as grandes responsáveis pela retomada na geração de empregos do país. De acordo com um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), das 253 mil vagas de trabalho criadas em outubro, 79,7% foram geradas por micros e pequenos negócios.
Nos meses imediatamente anteriores a outubro, esse percentual girava em torno de 70%. Se pegarmos desde o início de 2021, das oportunidades de emprego criadas de janeiro a outubro, 72,7% são de responsabilidade dos pequenos negócios. Essas empresas, portanto, são as que mais têm ajudado no aumento da criação de novos postos de trabalho no Brasil.
Ao longo de 2021 (de janeiro a outubro), foram gerados no país 2,6 milhões de empregos. Desse total, os micros e pequenos empreendimentos foram responsáveis por 1,9 milhão, número muito maior do que as médias e grandes empresas geraram.
Estas, para se ter uma ideia, criaram em outubro apenas 3 mil vagas, totalizando ao longo do ano 590,7 mil oportunidades geradas.
SETOR DE SERVIÇOS FOI O QUE MAIS CRIOU VAGAS
Com relação aos setores que mais criaram vagas de emprego, em outubro, os micros e pequenos negócios do segmento de serviços foram os maiores responsáveis, com 87,5 mil novos postos de trabalho gerados (repetindo o que vem ocorrendo nos últimos meses). Em segundo lugar, aparecem os empreendimentos ligados ao comércio, com 61,3 mil novas oportunidades criadas.
Logo em seguida, temos os segmentos da indústria de transformação, com 28,4 mil vagas geradas, e construção civil, que criou 22,6 mil oportunidades de trabalho.
Esperamos que as empresas do nosso país continuem gerando cada vez mais empregos, fortalecendo a economia e melhorando a vida de todos. Precisamos destacar, como vimos neste texto, o papel fundamental dos micro e pequenos negócios para alcançar esse objetivo, uma vez que esses empreendimentos são os grandes responsáveis pelo sustento de milhões de famílias do Brasil.
Que o próximo ano seja recheado de ainda mais oportunidades de emprego e geração de renda em nosso país.
Fonte: https://glo.bo/3q2Fv7P