Observar atentamente as habilidades do candidato, além de sua identificação com a cultura da empresa, é fundamental para melhores resultados.
Acabar com a rotatividade de funcionários nas empresas sempre fez parte dos principais objetivos dos empreendedores.
E não é para menos, já que os processos seletivos são bem onerosos, necessitando de tempo e dinheiro para sua realização. Além disso, se considerarmos os treinamentos que terão de ser feitos com o novo colaborador – até que ele amadureça e dê conta do serviço sozinho –, o tempo gasto com todo o processo torna-se ainda maior.
Por isso, resolvemos abordar neste texto esse tema de grande importância para os empreendedores. Afinal, o negócio que conta com funcionários dedicados, com notáveis habilidades técnicas e comportamentais, e com perfis que se identificam com a cultura da empresa tem mais chances de sucesso. Confira algumas dicas de como fazer essa escolha de maneira mais acertada e que, de fato, traga bons resultados para sua empresa.
PROCURE ENXERGAR NO CANDIDATO ALÉM DO SEU CURRÍCULO
Quem não se entusiasma com um currículo brilhante, recheado de qualificações e com boas experiências profissionais, não é mesmo? Pois é, mas por incrível que pareça, somente isso não é garantia de uma boa contratação; é preciso ir mais a fundo para selecionar o melhor perfil de funcionário para seu negócio.
As empresas necessitam cada vez mais de colaboradores que assumam posturas colaborativas e que tenham competências interpessoais para lidar com as diversas situações do dia a dia – são as chamadas habilidades técnicas e comportamentais ideais para o seu negócio. Por isso, nos processos de seleção, lembre- -se de não se entusiasmar apenas com o bom currículo de um candidato, ok?
DEFINA COM ATENÇÃO OS CANAIS DE DIVULGAÇÃO DA VAGA
Umas das etapas iniciais, e muito importantes, é a definição dos canais de comunicação em que as vagas serão divulgadas. Saber escolher os meios mais apropriados, de acordo com o perfil da sua empresa, é o ponto de partida para atrair bons candidatos.
Por isso, tenha atenção nesse momento do processo seletivo. Por mais que possa parecer algo tranquilo, há muitos riscos nessa etapa. Por exemplo: a divulgação de uma vaga em um grupo do Facebook, que nada tem a ver com o seu negócio, pode resultar no envio de currículos de candidatos que não possuem o perfil da sua empresa. Isso, além de passar uma imagem negativa do seu empreendimento, demandará bastante tempo dos recrutadores.
ESTABELEÇA E ANUNCIE AOS CANDIDATOS AS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
Além de uma divulgação eficiente das vagas para sua empresa, outro ponto importante é estabelecer, e deixar claro para os candidatos selecionados, todas as etapas do processo seletivo. Por exemplo: envio de currículo ou portfólio; entrevistas; dinâmica de grupos; avaliação técnica; entre outras.
Lembre-se também de divulgar os critérios de avaliação de cada etapa do processo. Sem dúvida alguma, essas ações evitarão julgamentos pessoais e tornarão os procedimentos de escolha do candidato mais racionais.
LEMBRE-SE DE ABORDAR COM O CANDIDATO SOBRE A CULTURA EMPRESARIAL DO SEU NEGÓCIO
Um ponto crucial na busca pelo melhor perfil de funcionário para seu negócio diz respeito à cultura empresarial. Afinal, uma empresa é composta por pessoas com crenças, valores e pontos de vistas diferentes, que conviverão diariamente umas com as outras. Portanto, é preciso que todos estejam em sintonia entre si e com a empresa.
Um empreendimento também possui seus valores, regras e pressupostos básicos. Em um processo seletivo, quanto mais o candidato se identificar culturalmente com a empresa, mais acertada a escolha tende a ser.
Vamos a um exemplo: suponhamos que um dos valores de uma empresa é trabalhar orientada à inovação. Se o candidato a uma vaga nesse estabelecimento apresentar, durante o processo seletivo, resistência a mudanças e uma postura mais rígida, muito provavelmente ele não terá o perfil comportamental para ocupar o cargo em questão.
É essencial que os recrutadores tenham essa visão, sabendo identificar também habilidades comportamentais e técnicas nos candidatos. Dessa forma, as empresas terão mais chances de acertar na escolha do melhor perfil de funcionário para o seu negócio, resultando em diminuição do turnover (rotatividade de pessoal) e maiores possibilidades de sucesso.
Fonte: https://bit.ly/380TVMX