Evento, realizado no fim de outubro, contou com a participação de importantes personalidades.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) realizou, no dia 28 de outubro de 2019, mais uma reunião plenária. Na oportunidade, a instituição recebeu a visita de importantes personalidades, que palestraram sobre suas especialidades. O presidente do Sindilav,José Carlos Larocca, também marcou presença no evento, participando ativamente dos debates.
José Pastore – que é sociólogo, professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração, ambas da Universidade de São Paulo – palestrou sobre as relações de trabalho e recursos humanos. Hélio Zylberstajn, economista e professor do Departamento Econômico da Universidade de São Paulo (FEA-USP), também falou sobre o tema relações de trabalho. Segundo ele, “o aumento expressivo da informalidade em todo o país, no trimestre encerrado em julho, pode ser prenúncio de que as empresas vão voltar a contratar”.
Outro assunto abordado na reunião plenária foi a Reforma Trabalhista. A gerente executiva de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sylvia Lorena Teixeira de Souza, palestrou sobre o tema, trazendo importantes reflexões para os presentes.
José Carlos Larocca lembrou que, em plenária anterior, ressaltou que a Reforma Trabalhista é oportuna, mas deveria ter sido gradual, com escalonamento do fim da cobrança de contribuições. Isso porque as entidades sindicais tinham despesas anteriormente assumidas, além de funcionários, muitos antigos, que recebiam salários e não podiam simplesmente ser cortados.
Com relação à pluralidade sindical, o presidente do Sindilav afirmou que a organização sindical será prejudicada, pois a pluralização aumentará o número de entidades, ampliando, em consequência, suas dificuldades.