Atuação do sindicato é fundamental para assegurar inúmeros benefícios para as empresas.
Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que pode parecer clichê, mas a frase-título desta matéria faz muito sentido. E faz mais sentido ainda quando você começa a entender a atuação de um sindicato e seu processo de trabalho.
Além de lutar pelo cumprimento dos direitos da categoria que representa, orientar sobre o cumprimento dos deveres e oferecer suporte para evolução profissional, o sindicato também propõe, através da negociação coletiva, a harmonia nas relações entre empregados e empregadores, visando a paz social que deve existir nas empresas.
O Sindilav completou 77 anos em 15 de maio de 2018 e, ao longo de sua existência, realizou diversos trabalhos contribuindo com o desenvolvimento do setor de lavanderias.
Um exemplo é a constante vigilância que realiza sobre os projetos de lei e sua manifestação favorável ou contra, de acordo com os interesses do setor. O sindicato posicionou-se conta várias disposições, que, se aprovadas, seriam prejudiciais às empresas. Isso é fundamental principalmente para o setor de lavanderias, em que há grande rotatividade da mão de obra.
Fomos contra o Projeto de Lei que reduzia a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; aprovamos e defendemos o Projeto de Lei que reajustou as tabelas de enquadramento das micro e pequenas empresas no Simples Nacional, onde reduziu significativamente o número de inadimplentes; fomos contra o texto da Convenção – que impedia a demissão imotivada; fomos contra o projeto que estabelecia que vale-transporte deveria ser integralmente custeado pelo empregador e contra a lei que obrigava as empresas a depositarem mais 10% sobre o montante do FGTS do trabalhador, quando da rescisão de seu contrato de trabalho.
Além disso, até hoje, o Sindilav capacitou gratuitamente mais de 8.000 funcionários de lavanderias, preparando as empresas para as normas do Ministério do Trabalho e Emprego, evitando, assim, multas e complicações.
A luta pela defesa dos interesses econômicos, sociais, e políticos dos associados é uma tarefa que, para viabilizada, precisa de recursos financeiros. Além disso, a de seminários, palestras, treinamentos, cursos e contribui diretamente com a formação dos empregados e com o desenvolvimento da empresa dentro de sua atividade.
Por isso, ao pagar suas contribuições, você não só garantindo a manutenção de uma instituição que luta seus interesses e pelo desenvolvimento de sua empresa, como também está assegurando que os seus direitos sejam preservados e os seus deveres conhecidos.
Entendemos que esses são bons motivos para justificar a contribuição com o sindicato que representa a categoria de lavanderias.
Portanto, como precisamos de recursos para prestarmos essenciais, entendemos que a empresa que não contribuir para o Sindilav não tem interesse nos benefícios disponibilizados pela entidade e, portanto, deixará de receber quaisquer informações, inclusive materiais e convenção coletiva.