Todos os anos, o Sindilav se reúne com o sindicato profissional e com associados. O objetivo é discutir sobre a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e definir quais cláusulas serão atualizadas, de acordo com a necessidade e o cenário do mercado. Tudo de forma organizada e transparente.
Mas para definir as pautas que serão debatidas no dia da assembleia é necessário dedicar tempo e esforço. Antes da assembleia aconteceram muitas reuniões e negociações entre o sindicato laboral e o sindicato patronal. Devemos considerar que eles sempre procuram conseguir o máximo, pois precisam prestar contas aos seus filiados. Nós, do Sindilav, também procuramos negociar índices de reajustes que as empresas suportem, pois também temos que prestar contas aos proprietários de lavanderias.
O desconhecimento sobre este processo leva, muitas vezes, à má interpretação, como aconteceu neste ano de 2012. Muitos criticaram duramente o Sindilav e, até mesmo, ofenderam pessoalmente alguns membros da diretoria, porque não concordavam com o conteúdo das pautas. Eles, equivocadamente, entenderam que essas pautas já seriam a definição do acordo. Mas elas são apenas sugestões de temas para conduzir a assembleia e serem discutidas, até que, juntos, os participantes decidam o que é ou não aplicável.
Mas o equívoco teve um ponto positivo, pois o número de participantes na assembleia foi significativo e juntos pudemos definir os parâmetros da negociação, analisando o melhor para as duas partes – funcionários e patrões.
As críticas existem e sempre existirão, assim como a nossa luta incessante para fazer um trabalho íntegro, justo e que contribua sempre para o crescimento da nossa categoria.
É nessa certeza e com esse espírito que desejamos aos nossos colegas proprietários de lavanderias, amigos e funcionários, um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações.
José Carlos Larocca
Presidente do SINDILAV