Sindilav

Nov/Dez - 2010 - nº 159

Sobre o tema “Mercado Desunido”

Os participantes do Grupo LUA têm discutido o tema “Mercado Desunido”, abrangendo exigências de mercado, preços e certificações. Permitam-me entrar nessa discussão, que é bastante antiga e muito séria.

Como proprietário de uma lavanderia do segmento de lavagem de tapetes, estofados, cortinas, carpetes e persianas, empresa com mais de 61 anos, sou da segunda geração da empresa, há 37 anos. Juntamente com um grupo de empresários, sou fundador da ANEL e, atualmente, Conselheiro Vitalício da entidade. Também presido o Sindicato de Lavanderias e Similares de São Paulo e Região – SINDILAV . Portanto, me sinto em condições de acrescentar alguma coisa a respeito do mercado de lavanderias.

Felizmente, já tenho sucessor, pois meu filho, que é economista de formação mas tintureiro por devoção, também trabalha na empresa. A razão da longevidade de nossa empresa foi sempre praticar serviços de qualidade com preço justo, às vezes até um pouco mais caro do que os praticados pela concorrência.

Já publiquei diversos artigos, tanto na revista da ANEL quanto no jornal do SINDILAV , sobre a prática de preços corretos, pois todos ficam preocupados com o preço do seu vizinho e não fazem o levantamento dos seus custos de produção, amortização e depreciação dos seus equipamentos. Também não calculam seu pró-labore corretamente.

Quanto à desunião do segmento, entendo que impera aquela máxima: entre eu e meu irmão, que morra ele, que é mais velho. Portanto, é uma questão de cultura. Talvez, agora, com a entrada no segmento de novos empreendedores, oriundos de instituições bancárias e empresas multinacionais, essa máxima consiga ser revertida.

Tenho observado o surgimento de lavanderias praticando preços até abaixo do custo, que não irão sobreviver, com certeza. Portanto, se você executar um serviço de qualidade, com um preço compatível com essa qualidade, o próprio mercado consumidor se encarregará de fazer a sua publicidade.

Tenho visto empresas cobrando preços abaixo do preço do concorrente, para conseguir o cliente do concorrente, mas depois ficam numa situação de penúria, não conseguindo honrar seus compromissos.

O mercado consumidor de lavanderias há algum tempo vem cobrando a implantação de uma certificação especifica para o segmento. O SINDILAV , juntamente com a ANEL, levantou essa bandeira, contratando uma empresa para desenvolver esse programa de certificação, culminando com a contratação da empresa Rina Brasil Serviços Técnicos Ltda, um organismo de certificação com reconhecimento e atuação internacional no mercado de classificação de navios e plataformas, certificação e avaliação da conformidade há mais de 140 anos, fundada na Itália em 1861 e com filiais em diversos países.

Dia 24 de novembro, aconteceu o lançamento do selo SQS – Selo de Qualidade e Sustentabilidade, que se tornará um marco para o mercado de lavanderias. Tanto o SINDILAV como a ANEL irão promover uma campanha para divulgação do uso de lavanderias certificadas, apesar da certificação ser opcional.

Finalmente, gostaria de enfatizar que a certificação engloba todos os segmentos de lavanderia, e está formatada em três estágios, denominados Bronze, Prata e Ouro, de forma a melhor facilitar a participação de todas as lavanderias do país, sejam elas grandes, médias ou pequenas.

Como se vê, estamos fazendo nossa parte e vamos torcer para que o mercado de lavanderias, que hoje já ocupa um lugar de destaque como categoria empresarial, seja cada vez mais pujante.

José Carlos Larocca
Presidente do SINDILAV