Programa evolutivo, com 3 níveis distintos:
Bronze: Aplicação somente dos requisitos considerados como obrigatórios para a operação básica e inicial das lavanderias no SQS. Ex: Atendimento a requisitos legais, manual de gestão e recursos mínimos.
Prata: Aplicação de alguns itens considerados necessários para demonstrar a melhoria e desempenho do Sistema de Gestão e um nível intermediário de gestão dos requisitos
Ouro: Aplicação 100% dos requisitos do Referencial Normativo SQS, com nível avançado de gestão dos requisitos.
O que é o SQS – Selo de Qualidade e Sustentabilidade
• Programa setorial – Programa de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança para Lavanderias (PQMS-L)
• Desenvolvido pelo SINDILAV e ANEL, em parceria com a consultoria LCN Gestão Empresarial e certificadora internacional RINA para os itens de certificação.
• O nome comercial do selo ficou definido como SQS (Selo de Qualidade e Sustentabilidade).
Estrutura do SQS
O SQS é estruturado em Sistemas de Gestão e em processos. Tem como referencial Normativo:
ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade
ISO 14001:2004 Sistemas de Gestão Ambiental
OHSAS 18001:2007 Sistemas de Gestão de
Segurança e Saúde no Trabalho.
OBS.: Os requisitos destas normas foram adequados às necessidades do segmento de lavanderias e dos requisitos de seus mercados-alvo industrial e doméstico.
Aplicação do SQS
O SQS é:
Amplo: promove uma estruturação universal para todas as especialidades e sub-setores;
Flexível: estabelece a aplicação de requisitos adaptáveis a cada sub-setor onde a lavanderia opera.
Exemplo:
– Requisitos Legais e Estatutários – Identificação dos Perigos e Riscos de Segurança
– Identificação dos Aspectos e Impactos Ambientais
– Entre outros
Objetivos
• Definir uma especificação que represente o segmento de lavanderias e que proveja uma estrutura técnica que atenda às necessidades do mercado comprador.
• Reduzir riscos ambientais e de SSO , além de retrabalhos, associados à terceirização das atividades.
• Prover ao segmento de lavanderia uma ferramenta que as auxilie a:
– Facilitar a qualificação e negociação junto a clientes com requisitos de compra mais restritos. Ex: Industrial, hospitalar – melhorar a gestão visando redução de custos de itens críticos. Ex: água, eletricidade, insumos, resíduos
– Organizar, gerenciar e prover controle contínuo sobre a conformidade em relação à legislação
– Melhorar o desempenho de seus serviços
– Reduzir riscos associados à realização das atividades. Ex: gestão inadequada de resíduos e de atividades de chão de fábrica (SSO ).
Benefícios
1. Melhoria da imagem das lavanderias (Ferramenta de Marketing) e facilidade na negociação e obtenção de contratos.
2. Aumento da competitividade. Exemplos:
– Padronização de tarefas e redução de tempos de execução
– Utilização adequada dos recursos humanos e naturais
– Redução do consumo de insumos e desperdícios
– Melhoria no planejamento e controle das rotinas de trabalho, com consequente redução de custos.
3. Diminuição de eventuais processos trabalhistas devido à ampliação do controle da segurança e saúde dos colaboradores.
4. Implantação de processos orientados a resultados e melhoria de desempenho através da redução de retrabalhos na produção e consequente diminuição de tempos de entrega.
5. Profissionalização da mão de obra e redução dos custos operacionais associados.
6. Aumento da produtividade e ampliação da margem de lucro da empresa.