Fundada em julho de 1987, com o objetivo de atender o setor industrial, mais especificamente as indústrias de autopeças e montadoras de automóveis, a Magnus Lavanderia Industrial Ltda., instalada hoje numa área de quase 5.000m2 e com cerca de 60 colaboradores, encontra-se numa fase de transição entre uma pequena e média empresa. Ao longo desses anos, vem trabalhando e desenvolvendo novas formas de prestar bons serviços a esse mercado competitivo, lavando, higienizando e fazendo a manutenção de EPIs, uniformes e toalhas industriais.
Por uma exigência de mercado, em 2004 a Magnus certificou-se na ISO 14001 e, como atende a um nicho de mercado que exige qualificação extrema de seus fornecedores, fez-se necessário aprimorar seus processos e procedimentos. Surgiu então a oportunidade da implantação de um Programa de Qualidade que atendesse às suas necessidades e, assim, com a criação do SQS (Selo de Qualidade e Sustentabilidade) buscou essa melhoria através de sua implantação. Edson Di Nardi, sócio da Magnus explica: “Apesar de oficialmente o Selo ter sido lançado em 24/11/2010, o programa já estava pronto desde junho de 2009, como foi noticiado na época pelo SINDILAV , sendo que a lavanderia iniciou o processo de certificação desde maio de 2010”.
Como a empresa já era certificada na área ambiental, isto facilitou a aplicação do Programa neste quesito, porém foi necessário se estruturar nas demais áreas, como qualidade e saúde e segurança ocupacional (SSO ), com a criação de instruções e treinamento dos colaboradores na integração e entendimento do programa.
Contratou para desenvolver o programa a empresa de consultoria LCN , que preparou a lavanderia para a certificação e posterior auditoria do RINA (empresa internacional de Certificação). Ainda é muito cedo para avaliar a aceitação e o impacto que o Selo trouxe para seus clientes, mas a Diretoria acredita que isto em breve surtirá efeito, pois na pesquisa encomendada pelo SINDILAV à Gouveia de Souza, empresa especializada em pesquisa, 78% dos entrevistados dariam preferência a lavanderias que fossem de alguma forma certificadas.
“Nós acreditamos que o empresário deve ter uma visão mais avançada de negócios e estar sempre pronto às novidades de mercado, pois isto trará um norte ao segmento. Aqueles que estiverem mais bem preparados irão formar bases sólidas e estarão sempre à frente de seus concorrentes, principalmente trabalhando com maior lucratividade e crescendo com sustentabilidade”, aconselha Di Nardi.