Fernando Fonseca (SINTRALAV), Paola Tucunduva, Deputado Edson Giriboni (PV), Larocca, Roberto Scalize (SINTRALAV)
Foi lançado oficialmente, na noite de 24 de novembro, o Selo de Qualidade e Sustentabilidade pelo SINDILAV e ANEL, exclusivo para o segmento de lavanderias de todos os tipos, tendo a empresa RINA como órgão certificador.
José Carlos Larocca, que abriu a solenidade, informou ser o Selo “uma conquista dos empresários que há muito tempo ansiavam por essa certificação, coincidindo com uma maior respeitabilidade e importância que a atividade econômica de lavanderia obtém neste momento no mercado”.
Foram anos de trabalho, desde uma primeira espécie de certificado simples, que foi evoluindo até chegar a esta formatação mais ampla.
“Trata-se de uma nova etapa para o segmento”, disse Paola Tucunduva, presidente da ANEL, “uma vez que as lavanderias terão agora um guia completo para obter qualidade dos serviços correspondendo às exigências cada vez maiores de seus clientes”. Também para os funcionários de lavanderia o Selo é importante, já que as empresas, para serem certificadas, precisam preencher todos os requisitos com relação a leis e normas trabalhistas e de saúde. Nesse sentido, Roberto Scalize, presidente do SINTRALAV, sindicato dos trabalhadores, declarou que “o Selo vai diferenciar as lavanderias, diminuindo a informalidade e propiciando melhores condições de trabalho para os empregados”.
O Deputado Estadual Edson Giriboni, do Partido Verde, que tem acompanhado o segmento, inclusive colaborando para resolver problemas nas regulamentações do percloroetileno na lavagem a seco, elogiou a parceria capital-trabalho. “As entidades que representam o segmento estão tomando a iniciativa, antecipando-se a possíveis legislações que venham do governo, o que é elogiável”.
Luciano Castro, da LCN Gestão Empresarial, companhia que desenvolveu todo o sistema, listou os benefícios para as lavanderias, como, por exemplo, o aumento da produtividade e ampliação da margem de lucro. Explicou também que o programa prevê três níveis de Certificação: Bronze, Prata e Ouro. “É um sistema evolutivo”, disse ele, “que permite às empresas o seu aperfeiçoamento gradativo”. Sendo também flexível, o plano se adapta a diversos Estados e a todos os tipos de lavanderia, desde doméstica até industrial e hospitalar.
Para se candidatar ao Selo, os interessados devem entrar no site www.sindilav.com.br, onde encontrarão um Formulário de Adesão e todas as explicações necessárias.