Chegamos ao final de mais um ano. Felizmente, 2010 será lembrado como um ano de bastante trabalho para as lavanderias. Especialmente o setor industrial está bastante aquecido, fazendo com que as lavanderias voltadas para esse segmento também estejam com sua capacidade de operação no máximo.
O setor hospitalar também tem crescido bastante, e, para nossa alegria, é um crescimento por opção dos hospitais, que resolveram lavar seu enxoval com lavanderias especializadas, e não por aumento de doentes, pois isso nos deixaria bastante tristes.
O setor doméstico, em função do aumento da renda da população, com reajustes salariais acima da inflação, proporcionando maior poder de compra, também tem registrado bons níveis de crescimento, e a entrada de clientes das classes C e D está contribuindo bastante.
Apesar disso, ou seja, do aumento do movimento físico, o preço cobrado por todos os segmentos de lavanderia ainda está bastante defasado, e muitas empresas estão trocando dinheiro, o que não é bom para o segmento como um todo.
Há no mercado comentários sobre lavanderias industriais sendo contratadas por preços inferiores aos do concorrente anterior. E, no segmento das domésticas, comenta-se que as redes de franquias estão mantendo os mesmos preços há quase cinco anos.
Com os reajustes de salários e de aluguéis, esses empresários precisam rever seus custos, pois, a continuar nesse ritmo, estarão rapidamente descapitalizados e com sérios problemas financeiros. Temos certeza de que, em 2011, o cenário vai continuar bom para as lavanderias, como indicam as perspectivas já divulgadas.
Boas Festas a todos. E não se esqueçam: roupa limpa com garantia só na lavanderia.
José Carlos Larocca
Presidente do SINDILAV