Presidentes de Sindicatos e Diretores da Fecomercio
Como sempre acontece nos finais de ano, o SINDILAV e a ANELrealizaram um Jantar de Confraternização para comemorar asrealizações do ano que termina e desejar um Ano Novo de muitosucesso para os empresários de lavanderia.
O jantar aconteceu no Buffet Palace, em São Paulo, em 5 dedezembro, com a presença de autoridades, diretores das duasentidades, associados, contribuintes, fornecedores do ramo,colaboradores e amigos. Diretores da Federação do Comérciotambém prestigiaram o evento.
Um animado coquetel antecedeu o delicioso jantar. Os participantestiveram oportunidade de rever os colegas e bater umpapo informal sobre suas atividades.
Em seu discurso de abertura, o presidente do SINDILAV, JoséCarlos Larocca, agradeceu a colaboração da Diretoria e dosfuncionários e o esforço empreendido pelo Deputado José Zicorado, também presente, na aprovação da lei de obrigatoriedadede lavagem de uniformes pelo empregador. Mencionou o trabalhodesenvolvido pelo Sindicato na certificação de lavanderias e enfatizou que em épocas de crise é que se faz ainda mais necessáriaa atuação de uma entidade de classe dinâmica e forte.Em seguida, foi rodado um vídeo que mostrou os serviços do SINDILAV e uma retrospectiva das realizações do ano.As mais de 200 pessoas presentes apreciaram o evento, queproporcionou momentos de descontração, emoção e alegria,inclusive apresentando um show de tango com canto e dança.
Homenagem
Na ocasião, o SINDILAV homenageou o empresário FerminAmil Montero Filho, proprietário da Lavanderia da Paz, queencerra as atividades de sua lavanderia e se aposenta, deixandoum legado muito importante para as novas gerações.
José Carlos Larocca entregou à Amélia Amil, esposa deFermin, um buquê de flores e discursou elogiando o empresário,dizendo que ele foi uma referência no ramo, sempre entusiasmadocom o seu trabalho, incentivando o aprimoramentodas lavanderias e colaborando intensamente na divulgação deconhecimentos técnicos.
Com emoção, o homenageado agradeceu, dizendo que havia feito sua parte e que agora pensava em voltar para a Espanha,onde nasceu, encerrando um ciclo.
Fermin foi pioneiro em diversas frentes, destacando-secomo preservador do meio ambiente, tendo recebido o diplomaAmigos do Tietê, rio que banha o estado de São Paulo,concedido pela companhia de saneamento básico da região.Como presidente e diretor técnico da ANEL, o empresáriodestacou-se pela aquisição da primeira sede da entidade e pororganizar diversos cursos de aperfeiçoamento de lavanderias,já na década de 80.
Talvez seu investimento mais arrojado tenha sido a fundaçãode uma lavanderia hospitalar junto com outros empresários eprofissionais do ramo, equipada com túnel de lavagem contínua,novidade na época no Brasil.
Personalidade marcante e por vezes até polêmico pela suafranqueza e sinceridade, Fermin não pode ser esquecido. Elefoi um dos fundadores da Associação Nacional das Empresasde Lavanderia (ANEL), em 1977, e faz parte de uma geração deempresários que deram os primeiros e importantes passos paraque o segmento de lavanderias alcançasse o estágio atual dedesenvolvimento.