Sindilav Notícias entrevistou Evaristo Nascimento, diretor de feiras da Alcantara Machado, organizadora e promotora da Expolav, feira do setor de lavanderias, a ser realizada de 28 de fevereiro 02 de março de 2007, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com o apoio do SINDILAV e da ANEL.
O que a próxima Expolav apresentará ao mercado?
A Expolav 2007 reunirá as principais marcas de fabricantes de máquinas e produtos químicos do setor de lavanderias, além de várias empresas de serviços. Entre os destaques da feira estará o projeto que exibirá peças de jeans lavadas, o processo
de beneficiamento e palestras com temas atuais dessa área. Outro ponto importante será a comemoração dos 30 anos da Anel, entidade que apóia a feira.
Como o senhor analisa o crescimento no setor de lavanderias no País?
O mercado brasileiro de lavanderias apresenta enorme potencial de crescimento. Neste ano, pesquisas do Sindilav registraram movimentação de cerca de R$ 2 bilhões, contra R$ 1,8 bilhão do ano passado. Um crescimento de 10% se confrontados os períodos. A Expolav funciona como um importante termômetro desse mercado, pois reúne suas principais marcas.
A Expolav vem acompanhando esse desenvolvimento?
O setor processa uma quantidade superior a 1 milhão de toneladas de artigos e registra faturamento acima de R$ 1,5 bilhão/ano. Entre as 6 mil lavanderias existentes no Brasil, em torno de 3.600 estão localizadas no Estado de São Paulo, onde ocorre a feira. O crescimento da Expolav 2007 pode ser considerado um dos reflexos do progresso deste setor no Brasil. Ao mesmo tempo, a feira funciona como uma grande vitrina e importante ferramenta de marketing para as empresas do ramo, pois serve para alavancar vendas, atualizar banco de dados e estreitar relacionamento com os clientes.
Que tipo de serviço atrairá os compradores para visitar a Expolav?
O Programa Bem-Vindo à Semana Internacional da Indústria Têxtil (www.programabemvindo.com.br) funciona como ferramenta para atrair visitantes/compradores nacionais e internacionais. O projeto é uma iniciativa da Alcantara Machado, em parceria com a Almax, e visa oferecer uma série de benefícios e vantagens aos expositores e visitantes: descontos em hotéis e passagens aéreas, serviços de traslados, reservas em restaurantes e teatros, além de serviços turísticos.