O Sindilav realizou em sua sede, em 26 de outubro último, um curso gratuito para a formação de Designado da Cipa, destinado a lavanderias que possuam menos de 20 funcionários, que não têm a necessidade de implantar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), mas são obrigadas a indicar um funcionário responsável pelo cumprimento dos objetivos da NR-5, que trata da matéria.
Esse funcionário, denominado "designado", deve participar anualmente de treinamento específico, para o desempenho de sua função, e a falta de treinamento coloca a empresa em situação de omissão quanto à segurança de seus funcionários. Foi fornecido material didático e certificado de participação.
O palestrante Marco Antonio Oliveira, do Departamento Técnico da empresa Asserel "“ Assessoria em Recursos Empresariais, disse que se antes a CIPA representava uma ameaça aos empresários, agora ela significa melhoria para a empresa porque detecta falhas no ambiente de trabalho e dá sugestões para saná-las. Com essa parceria entre empregador e empregado muitos acidentes do trabalho e doenças ocupacionais podem ser evitados, e até mesmo aperfeiçoados certos aspectos que estejam diretamente relacionados com a produtividade.
Como o próprio nome indica, a CIPA tem como função principal prevenir acidentes, porém se este ocorrer caberá a ela estudar suas causas, circunstâncias e conseqüências ou participar do seu estudo, juntamente com o SESMT. Nessa investigação não se procura um culpado, mas sim a causa do acidente para que não venha a se repetir.