É preciso priorizar o que é importante e definir ações para melhorar a produtividade.
Você é daqueles gestores que sentem falta de tempo para fazer tudo o que é preciso? Se sim, saiba que não está sozinho. Essa é uma das situações mais comuns entre empresários, em que o dia termina e uma lista enorme de atividades não foi feita. Pode até ser que você esteja com uma carga de trabalho excessiva, mas, em muitos casos, isso ocorre por falta de organização do nosso tempo e falta de foco nas tarefas.
Por isso, neste texto, trouxemos algumas dicas para que você consiga administrar o seu tempo e as tarefas do seu negócio. O resultado será maior produtividade e a ausência daquela sensação de que o seu dia não rendeu – além, é claro, de ganhos expressivos para a sua empresa. Confira!
MANTENHA O SEU LOCAL DE TRABALHO ORGANIZADO
Sabe aquela mesa bagunçada, cheia de papéis, canetas, agenda e outros documentos? Pois então, evite! Se você organizar o seu local de trabalho, e o manter assim, certamente ganhará tempo em suas atividades, localizando facilmente o que precisa e evitando o retrabalho.
Tudo isso sem contar que um ambiente de trabalho organizado nos ajuda bastante mentalmente, deixando nossa cabeça mais leve e disposta ao trabalho. Ninguém gosta de trabalhar no meio da desordem; infelizmente, o que acontece é que nos acostumamos com essa situação. Mas não deixe isso acontecer na sua rotina e mantenha sempre o seu local de trabalho limpo e organizado.
CUIDADO COM OS “LADRÕES DE TEMPO”
Já ouviu falar nos ladrões de tempo? Celular, redes sociais, reuniões desnecessárias e improdutivas, interrupções, ambiente turbulento, entre outros, são verdadeiros fatores que influenciam em nossa produtividade e nem percebemos. Aí quando chega o final do dia, ficamos com a impressão de que fizemos várias tarefas quando, na verdade, não fizemos nada.
Por isso, cuidado com esses ladrões de tempo! Organização, planejamento e disciplina são fundamentais para superar essas situações e não deixar com que elas atrapalhem a sua produtividade.
FAÇA UMA LISTA DE SUAS ATIVIDADES E AS SEPARE POR PRIORIDADE
Um ponto fundamental para administrar seu tempo e a sua produtividade é fazer uma lista, definindo todas as atividades a serem feitas e as separando de acordo com a prioridade. É preciso que você identifique o que é importante e o que é urgente. Você sabe a diferença?
- tarefa urgente: exige atenção imediata. É aquela motivada por prazos, que você deve realizar o mais rápido que puder;
- tarefa importante: são atividades que trazem resultados e que, por isso, demandam planejamento e um tempo maiorpara execução. Devem ser pensadas com antecedência.
USE FERRAMENTAS E RECURSOS PARA AUXILIAR NA SUAORGANIZAÇÃO
Você pode optar pelas tradicionais agendas, lembretes, blocos de anotações ou qualquer outro recurso que tenha facilidade em utilizar e que seja útil. Contudo, é importante dar uma atenção especial às ferramentas online, que são muito produtivas.
Alguns exemplos são planilhas eletrônicas, sites, aplicativos de celular, agendas de e-mails, entre outros. O mais importante é você se adaptar e sentir que aquele recurso está, de fato, contribuindo para a sua organização.
Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado, e que você consiga administrar melhor o seu tempo e as tarefas do seu negócio. Assim, você perceberá o aumento da sua produtividade, fazendo mais em menos tempo.
Fonte: https://bit.ly/3sUTR9M