Sindilav

Mar/Abr - 2021 - nº 221

Editorial – É preciso acreditar

O Índice de Confiança do Consumidor – ICC, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), subiu no mês de abril, recuperando a queda sofrida no mês anterior. No entanto, esse fato deve ser avaliado com cautela, tendo em vista o agravamento da pandemia de Covid-19. As expectativas estão se tornando menos pessimistas, e os empresários acreditam em recuperação das perdas ocorridas até aqui.

Economistas de instituições financeiras dizem que, se a conduta econômica do governo permanecer, a elevação dos negócios deve seguir baseada na recuperação das rendas das famílias, aumento dos investimentos privados e maior acesso ao crédito. Espera-se que a economia volte a crescer de forma consistente.

Períodos de turbulência na economia colocam as empresas em situação de risco, cabendo ao empresário ter flexibilidade para acompanhar o mercado e organização para atravessar a crise, inclusive com capacidade de executar seu trabalho com poucos recursos, o que é difícil, mas não é impossível. O segmento de lavanderias está otimista, esperando uma maior demanda, para que possa trabalhar com perspectivas animadoras.

José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav