Medo e insegurança são sentimentos frequentes em empresários na pandemia; saiba como superar tudo isso.
Muito se fala que o planejamento de uma empresa é fundamental para o seu sucesso. No entanto, como planejar um negócio quando não é possível se planejar na pandemia? Esse tem sido um grande dilema vivido por empreendedores do mundo todo, principalmente no Brasil. E isso vem acontecendo há mais de um ano, sempre com a insegurança com relação ao amanhã. Seria possível se planejar em momentos como o que estamos vivendo?
Para te mostrar que sim, separamos a seguir algumas dicas que podem te ajudar muito a superar as incertezas da pandemia. Acompanhe!
MANTENHA AS CONTAS DO SEU NEGÓCIO ORGANIZADAS
Saber exatamente o que a empresa está ganhando, e o que está gastando, é fundamental para organizar as finanças de um negócio. Dessa forma, é possível se planejar e saber sobre possíveis investimentos que podem ser feitos (ou não). Outro ponto que deve ser considerado é ter uma reserva de caixa, justamente para situações imprevisíveis como a que estamos passando.
Para manter a parte financeira organizada, é preciso lembrar também de separar as contas de pessoa física e jurídica – o que acontece muito com alguns empresários. Se essa situação já era péssima em um cenário anterior à pandemia, imagine agora, com todas essas adversidades. Portanto, se você ainda não faz essa separação, não perca mais tempo e organize-se!
FOQUE NO SEU CONSUMIDOR
Sabia que os hábitos de compra dos clientes mudaram com a pandemia? É isso mesmo! E embora o país esteja em um momento difícil, eles continuam consumindo. Por isso, é fundamental que o empresário compreenda esse diferente cenário e procure atender ao novo perfil do consumidor pós-pandemia.
Agora, o cliente está mais exigente do que nunca, antenado ao mundo digital e buscando uma comunicação ainda mais ágil e eficiente. Outro ponto diz respeito às formas de pagamento do negócio: é preciso ampliar as possibilidades e oferecer novas ferramentas, como o Pix, maquininhas de cartão e outras maneiras de cobrança via internet.
Além disso, com o crescimento das compras online e os serviços de delivery, é importante também investir na logística de entrega, procurando uma forma eficaz de diversificar as opções e oferecer o melhor ao cliente. E não se esqueça de seguir sempre os protocolos de higiene e segurança, e mostrar ao consumidor que a sua empresa se preocupa com ele.
APOSTE NO DIGITAL
O mundo digital veio para ficar, e essa realidade se intensificou com a pandemia. Pessoas que nunca tinham comprado pela internet, ou solicitado algum serviço online, o fizeram pela primeira vez durante o isolamento social, e gostaram. Por isso, continuarão com esse hábito mesmo com o fim da pandemia.
Esse comportamento digital dos clientes não se resume apenas ao consumo online, mas muito também a pesquisas feitas antes das compras. Portanto, melhorar a presença digital da empresa, produzindo conteúdos nesse ambiente e interagindo com o seu público nas redes sociais, por exemplo, são excelentes maneiras de fortalecer a sua imagem no mundo online.
SEJA CRIATIVO E REINVENTE-SE
Ninguém está preparado para uma crise, não é mesmo? E quando situações adversas acontecem, ser criativo, procurando novas formas de sustentar o negócio, é uma habilidade crucial para o empresário.
Vimos diversos casos em que empreendedores tiveram de se reinventar durante a pandemia, oferecendo novos serviços ou até mesmo fazendo atividades econômicas diferentes. E esse é um ótimo exemplo a ser seguido. Cada empresário conhece as peculiaridades do seu negócio e do segmento que atua; portanto, é possível buscar novas formas de gerar renda e não ficar preso ao tradicional.
Fonte: https://bit.ly/3u8wwmg