Sindilav

Mar/Abr - 2015 - nº 185

Exclusão de lavanderias da multa da Sabesp: veja a resposta

Segundo a Sabesp, é possível fazer a revisão de tarifas.

Infelizmente, a crise hídrica já é uma realidade na vida dos brasileiros e, ao mesmo tempo em que esse momento aparece como oportuno para o crescimento das lavanderias, existem outros fatores que podem prejudicar os processos e o bom funcionamento dos negócios.

É preciso muita cautela e tranquilidade para encontrar soluções para que possamos desenvolver nosso trabalho com garantia de qualidade e economia.

Pensando em melhorar esse cenário, o Sindilav enviou um ofício à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) solicitando que as lavanderias sejam excluídas do conjunto de consumidores sujeitos às multas sobre o aumento
do consumo.

A justificativa, é claro, se dá ao possível aumento da procura de lavanderias, por parte dos consumidores, o que resultaria em aumento no consumo de água, em picos isolados.

O setor de lavanderias possui uma infraestrutura moderna
e adequada para atender às demandas dos clientes, tornando-se uma opção para que as pessoas possam cumprir a meta de economizar em casa.

Os hospitais, por exemplo, estão isentos da multa. Contudo, as lavanderias especializadas que higienizam as roupas hospitalares ainda não são. Por dia, são aproximadamente 350 toneladas de roupas, gerando um grande consumo de água, mesmo nos casos em que o reuso já tenha sido implantado.

Em resposta à solicitação do Sindilav, a Sabesp informou que disponibiliza aos clientes que apresentarem alteração no perfil de consumo – em casos pontuais – a oportunidade de revisão do valor da conta, mediante apresentação dos documentos: formulário de solicitação de revisão de tarifa (disponível no site da Sabesp: www.sabesp.com.br) e as contas de energia elétrica atual e de dezembro de 2014.

Mais soluções alternativas

A recomendação do Sindilav sempre foi optar por procedimentos de reutilização de água e descarte correto de insumos.

Entre as soluções disponibilizadas – consultorias, matérias especiais – está também a possibilidade de adesão ao Programa exclusivo de certificação de lavanderias (SQS), que ajuda os estabelecimentos a otimizarem não só a capacitação profissional, mas também os processos internos de lavagem. Ao aderir ao programa, o empresário assume o compromisso de melhorar significativamente a qualidade de seus produtos e serviços, bem como a economizar muito mais – água e dinheiro. Saiba mais em:
www.sindilav.com.br/SQS/

 

Screen Shot 2015-04-10 at 12.03.32 PM