O segmento de lavanderias, como vários outros setores, está diante de uma situação preocupante, encarando a dura realidade que a economia impõe sobre todos. Os economistas estão revisando suas estimativas com mais pessimismo.
Mas o segmento já enfrentou outras dificuldades como o Plano Collor, por exemplo, que combinava liberação fiscal e financeira com medidas radicais para a estabilização da inflação. Logo depois esse Plano foi substituído pelo embrião do que viria a ser o Plano Real, que estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia e determinou o lançamento de uma nova moeda, o Real. Não por acaso, após a implantação do Plano Real, a taxa de consumo de itens antes considerados elitizados, como o uso de lavanderia, por exemplo, cresceu bastante incluindo a população menos privilegiada.
Portanto, em se repetindo a história, o segmento de lavanderias vai superar a crise.
O Sindilav tem feito sua parte, incentivando as lavanderias a conquistar e fidelizar novos clientes, modernizar as lavanderias, investindo em sistemas automatizados e treinando intensivamente seus funcionários.
Nesse último item, aliás, o Sindilav, além de sua grade tradicional de cursos obrigatórios pelo Ministério do Trabalho e Emprego, inseriu na grade dois cursos considerados especiais: o Atendimento em Recepção de Lavanderias, que teve excelente procura e já conta com fila de espera para o próximo, e o de Passadoria, antigo pleito de associados.
Portanto, o Sindilav está atento e estruturando ações para ajudar o empresário do segmento de lavanderias a melhorar o desempenho dos negócios.