Em 11 de março o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou o Conselho Paulista de Incentivo à Competitividade (Conpic), cujo marco inicial se dará na execução do Programa Paulista de Competitividade – o Compete São Paulo. Participaram do evento, presidentes de empresas, entidades, sindicatos, federações e concessionárias de serviços, além de representantes do Governo do Estado.
O Conpic visa formar parcerias com investidores do setor privado para que, juntamente com o Estado, sejam criadas políticas públicas de incentivo à competitividade. Para isso o Conselho será composto por cinco câmaras temáticas – desburocratização, inovação, formação de recursos humanos, infraestrutura e logística – que levantarão junto à sociedade, demandas e problemáticas relacionadas ao assunto. Os temas serão debatidos trimestralmente, entre os integrantes do Conselho.
Presidido pelo governador de São Paulo e por 50 empresários, o Conpic contará também com a participação dos secretários de Desenvolvimento Econômico; Ciência e Tecnologia; de Planejamento e Desenvolvimento Regional; de Emprego e Relações do Trabalho; da Fazenda; do secretário-chefe da Casa Civil; além dos presidentes da Casa Civil; do Assessor Especial de Assuntos Estratégicos e dos presidentes da Desenvolve SP e da Investe SP – este último ficará responsável pela secretaria do Conselho.
Estima-se o investimento de aproximadamente R$100 bilhões para o Estado, dos quais R$50 bilhões serão provenientes das Parcerias Público Privadas (PPPs). “Investimento é emprego na veia, é emprego direto e é competitividade. Isso atrai emprego, aumenta a produção e faz a economia crescer”, afirmou Alckmin.
O Sindilav recebeu a novidade com grande otimismo, pois entende que a criação de políticas públicas para incentivar o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil contribui diretamente para a consolidação da economia nacional e evolução do nosso setor.