O Sindilav Notícias entrevistou o empresário Edson Di Nardi, da Magnus Lavanderia, a primeira empresa certificada com o Selo SQS.
SINDILAV – O que mudou na rotina de sua empresa depois de obter a certificação?
Edson Di Nardi – A certificação trouxe melhorias de produtividade e qualidade em nossos serviços e, quando eliminamos o retrabalho, obviamente criamos facilidades e isto leva à redução de custos.
Por que a Magnus escolheu o selo Prata e não o Ouro ou Bronze?
Na verdade, nós nos adequamos dentro da nossa realidade e cumprimos, numa primeira etapa, os requisitos que o SQS exige
e, dentro desses requisitos, estávamos aptos a nos classificar apenas para o Selo Prata. Agora estamos nos preparando para atender aos requisitos do programa para conseguir, até o final deste ano, o Selo Ouro.
Como o sr. vê a reação dos clientes em relação à sua empresa depois da certificação?
Nossos clientes nos vêem com bons olhos, pois toda empresa que, de alguma forma, possui uma certificação, seja ela ligada a Meio Ambiente, Qualidade ou Segurança e Saúde Ocupacional, já passa uma imagem de empresa que trabalha com responsabilidade e consciência. E o SQS (Selo de Qualidade e Sustentabilidade) contempla tudo isto, pois ele é um mix das normas Ambiental, Qualidade e SSO. Isto faz com que se crie uma fidelização maior com nossos parceiros comerciais, pois passa maior tranquilidade e segurança para a empresa que utiliza nossos serviços. A certificação abre, sim, as portas para novas oportunidades de negócios, pois o mercado está cada vez mais exigente e seletivo.
Quais as dificuldades encontradas durante o processo de certificação?
Dizer que foi fácil seria no mínimo leviano, pois requer muita vontade de todos os colaboradores, que passam por uma série de treinamentos e mudanças da rotina de trabalho. E isto requer muito esforço de convencimento da importância de melhorar nossos processos, tanto burocráticos como de produção. Mas, sem duvida, a maior dificuldade é vencer a barreira do NOVO.
Já é possível fazer uma avaliação dos resultados da Magnus depois de certificada?
Não é possível ainda mensurar os resultados com maior precisão, porém podemos dizer que já obtivemos diminuição de retrabalho, redução no consumo de insumos e até diminuição na carga horária. Com relação ao mercado, ainda é um pouco cedo para avaliar, pois o SQS ainda carece de maior divulgação pela mídia. Muitas lavanderias ainda não conhecem e nem sabem da importância que o Selo é para o nosso segmento.
Há outras lavanderias certificadas pelo Sindilav?
Sei que a Magnus foi a primeira a receber o Selo, mas tenho conhecimento de que outras do meu segmento industrial estão iniciando o processo para se certificarem.
Outras considerações que queira fazer.
O SQS veio para diferenciar as lavanderias que buscam se desenvolver e crescer de forma ordenada e sustentável e com isso auferir lucros e ainda se posicionar melhor no mercado. Portanto, aqueles que amanhã também obtiverem a certificação estarão num patamar acima da concorrência, pois o Selo veio para nortear as lavanderias e transformá-las em empresas rentáveis.