Paola Tucunduva
Paola Barcellos Tucunduva, diretoria do SINDILAV, está concorrendo pelo Brasil a um prêmio internacional como empresária.
Diretora da Rotovic Lavanderia Ltda, Paola, 39 anos, casada, três filhos, é graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduada em marketing e finanças pela CEAG-FGV. Em 2002, ela participou do Seminário do Empretec (Sebrae) e, em 2004, foi convidada a fazer parte da equipe de facilitadores do Empretec de São Paulo, onde atua até hoje, realizando cerca de cinco seminários por ano.
A metodologia do Empretec é desenvolvida pela ONU e repassada ao Brasil com exclusividade para o Sebrae, tendo certificado mais de 70 mil empreendedores só em nosso país, afora o trabalho desenvolvido em mais 27 países.
Oportunidade
A oportunidade de Paola Tucunduva concorrer ao prêmio surgiu através do Sebrae. A ONU (Organização das Nações Unidas) solicitou que a organização indicasse empreendedoras que fizeram o Seminário Empretec e obtiveram um grande resultado em seu negócio.
Paola relata que "o Sebrae escolheu diversas histórias de mulheres empreendedoras em todo o Brasil, inclusive a minha e enviou para a ONU". De uma lista de candidatas de 27 países, juizes especialistas escolheram as 10 finalistas, entre elas Paola, a única brasileira. Esse prêmio representa o reconhecimento de muito trabalho que ela e toda a equipe da Rotovic têm desenvolvido.
Quanto à expectativa de vir a vencer, Paola diz que o fato de estar entre as 10 finalistas e saber que a sua história já está inspirando outros empreendedores a buscar crescimento e desenvolvimento de seus negócios já é um prêmio e uma grande realização.
Emoção
A empresária ilustra seu contentamento, ao dizer: "Outro dia, fui dar uma palestra no Sebrae para 80 pessoas, quando logo no início alguém perguntou se eu era aquela empreendedora de lavanderia que estava concorrendo a um prêmio internacional.
Ao afirmar que sim, a pessoa completou: "˜Li sua história no Jornal de Negócio do Sebrae e foi isso que me motivou a estar aqui"™. Naquele momento, mais uns quinze participantes disseram: "˜eu também"™.
Paola ficou muito emocionada ao perceber que para aquelas pessoas a sua história foi a inspiração necessária para que fizessem um movimento em busca de seu sucesso.