Manual de procedimentos
Dr. Julio Francisco dos Reis e Dra. Juliana dos Reis Habr
Este manual tem como objetivo fornecer aos empresários do setor instruções para um atendimento aos seus clientes de modo correto, de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor, indicando os procedimentos para se precaver contra eventuais reclamações dos clientes.
A falta de um roteiro, no recebimento da roupa de um cliente, pode resultar em um ressarcimento, por defeito não causado pelo estabelecimento.
Lançado pelo SINDILAV no dia 29 de março, em coquetel oferecido no Buffet Palace, ao qual compareceram dois Desembargadores e dois Juízes de Direito da Justiça do Estado de São Paulo, além de vários advogados, o Manual possui referências baseadas em situações cotidianas, indicando ações preventivas de adequação para as atividades das lavanderias.
Entrevistados, os autores do Manual, Dr. Julio Francisco do Reis e Dra. Juliana dos Reis Habr, advogados especializados na área cível e nas relações do consumidor, dizem que as lavanderias exercem uma atividade de prestação de serviços e sofrem com as exigências do Código de Defesa do Consumidor. Precisavam, portanto de uma referência orientativa.
O Manual, segundo eles, "é apenas uma obra de referência, não pretendendo ser um livro definitivo sobre o assunto, ou seja, os donos de lavanderia receberão este material e farão suas sugestões e críticas, enriquecendo nosso trabalho e possibilitando que o mesmo possa ser aperfeiçoado, acompanhando os avanços da categoria e propiciando que ela se desenvolva da melhor maneira possível".
Para o Presidente do SINDILAV, José Carlos Larocca, "o setor cresceu muito, hoje atinge um público seleto e exigente e manipula artigos delicados, que precisam de especial atenção na lavagem". Ainda segundo Larocca, a preocupação do SINDILAV é fazer com que as lavanderias continuem a merecer a confiança dos consumidores, além de aperfeiçoar o procedimento de atendimento, de modo a evitar dúvidas que podem gerar sérios problemas para as lavanderias. "Nós nos preocupamos em oferecer a melhor informação para nossos associados e, assim, resolvemos lançar este Manual para atender à demanda de informações, melhorando a qualidade das empresas de lavanderia", concluiu Larocca.