Evitar acidente de trabalho é investimento inteligente
O dia mundial da segurança e saúde no trabalho foi celebrado no dia 28 de abril e 1º de Maio, o conhecido Dia do Trabalho. Por essa razão, trazemos uma reflexão para as empresas sobre o cenário dos acidentes de trabalho no Brasil. Quando olhamos para o tema, os acidentes de trabalho não refletem um risco apenas para os colaboradores, mas também um ônus significativo para as empresas. Prevenir acidentes é mais do que uma questão de lei; é um investimento inteligente que pode poupar recursos financeiros e proteger a reputação da organização.
De acordo com a plataforma smartlab – Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em 10 anos (de 2012 a 2022), o Brasil acumulou mais de 7 milhões de acidentes de trabalho dentro do regime CLT, o que significa média de 1 caso a cada 51 segundos. Esses números conferem ao Brasil o ranking de 4º país com a maior taxa de acidentes de trabalho do mundo.
POR QUE PREVENIR ACIDENTES DE TRABALHO?
Olhar para a questão dos acidentes de trabalho é fundamental para os resultados econômicos da empresa. Confira abaixo os 6 bons argumentos:
1. Custo das indenizações
Um dos principais custos associados aos acidentes de trabalho são as indenizações pagas às vítimas ou às famílias afetadas. Esses valores costumam ser altos, incluindo compensações por danos físicos, emocionais, perda de renda e até mesmo pensões vitalícias em casos graves, sem contar as despesas médicas. Ainda não se exclui a possibilidade de autuação (multas) por violações das normas de segurança.
2. Prejuízo da imagem da empresa
A reputação de uma empresa é um ativo valioso e os acidentes de trabalho podem manchar essa imagem de forma irreparável. Além do impacto negativo na percepção pública, a má reputação pode afastar clientes, investidores e até mesmo talentos em potencial. Quantos casos acompanhamos de empresas que perdem valor de mercado depois de uma mancha de acidente de trabalho na história?
3. Afastamento do colaborador
Quando um colaborador se machuca no ambiente de trabalho, sofre um acidente, muitas vezes é necessário um período de afastamento para recuperação. Isso não apenas resulta em perda de produtividade, mas também pode exigir a contratação de substitutos temporários ou treinamento de novos empregados, gerando custos adicionais. Ainda há que se considerar que um acidente de trabalho pode afetar não apenas o trabalhador envolvido, mas também seus colegas de trabalho, que muitas vezes testemunham o acidente. Isso pode criar um ambiente de trabalho tenso e ansioso.
4. Boas práticas
É fundamental que as empresas adotem medidas de prevenção, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), treinamentos constantes, adequação das condições de trabalho e a promoção de uma cultura de segurança.
5. EPIs – Equipamentos Proteção Individual
É importante que os trabalhadores utilizem estes equipamentos de forma correta. Ainda há resistência por parte de muitos trabalhadores sob a alegação de ter experiência e por isso não precisar usar. O uso correto dos EPIs está diretamente relacionado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Esses equipamentos são projetados para proteger o trabalhador contra diversos tipos de riscos, como quedas, impactos, cortes, queimaduras, exposição a agentes químicos, biológicos e físicos, entre outros.
6. Agenda de treinamentos
Investir em treinamento e conscientização dos trabalhadores deve fazer parte da agenda de todo RH. É comum as empresas fornecerem treinamento, mas não fiscalizarem a prática. Tomamos o exemplo do uso do cinto de segurança, virou prática de uso a partir do momento que as autoridades começaram a multar os motoristas. Isso prova que a mudança de comportamento passa por alguns estágios. Não basta apenas fornecer o conhecimento é necessário cobrar a aplicação dele.
A prevenção de acidentes de trabalho não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia financeira inteligente. Os custos associados aos acidentes vão além das despesas imediatas, incluindo danos à reputação, perda de produtividade e possíveis processos judiciais. Portanto, as empresas devem priorizar a implementação de medidas de segurança robustas, promovendo uma cultura organizacional que valorize a segurança acima de tudo. Ao adotar esse posicionamento, não só estão protegendo a vida e o bem-estar de seus colaboradores, mas também salvaguardando o futuro e o sucesso de seus negócios.
Evitar acidentes é um dever de todos!