Sindilav

Mai/Jun - 2024 - nº 240

O Sindilav quer ajudar a sua lavanderia a ter crescimento constante e dar resultado

Entenda a importância dos cursos que oferecemos ao longo do ano

Com pensamento constante no resultado da sua lavanderia a equipe de treinamentos do Sindilav entregou uma programação de cursos essenciais e busca sempre trazer novidades.

É um grande diferencial competitivo para os associados do Sindilav que participam dos cursos oferecidos, pois essas formações não só atendem às exigências legais, mas também capacitam promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, eficiente e profissional.

Aconteceu dia 11 de Junho no Auditório do Sindilav em parceria com a Asserel o curso “Prevenção e Combate a Incêndio” de forma gratuita para todas as lavanderias. Esta palestra é obrigatória conforme a Lei n.o 6.514, de 1977 e a Portaria n.o 3214, de 1978.

De acordo com a NR-23, todas as empresas devem possuir, proteção contra incêndio, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, equipamento suficiente para combater o fogo em seu início e pessoas treinadas no uso correto desses equipamentos. Os tópicos abordados foram, métodos de prevenção de incêndios, utilização de extintores, tipos de equipamentos e muito mais.

A palestra online “Assédio Moral e Discriminação nas Lavanderias”, aconteceu dia 19 de junho, de forma gratuita a todos os associados Sindilav. O conceito de assédio moral foi abordado de forma ampla. Alguns questionamentos foram respondidos: como pode ocorrer e quando se caracteriza um assédio pois pode haver confusão. Houve ênfase para os assédios nos ambientes digitais como redes sociais, dentro de plataformas corporativas por meio de smartphones e computadores pois são considerados extensões de trabalho. A partir disso, foram apresentadas as consequências dos assédios, como por exemplo redução de produtividade, aumento de faltas e processos trabalhistas, além de outros efeitos prejudiciais à empresa.

Foram fornecidos exemplos de discriminação no ambiente de trabalho para melhor compreensão do que é e do que não é discriminação. Não promover uma pessoa em razão de sua cor, sexo, raça ou deficiência caracteriza-se uma discriminação, por outro lado, não promover uma pessoa. Não promover um colaborador em razão de ausência de capacidade técnica é um direito do empregador.

Ao citar tantos detalhes sobre os temas, o fechamento da palestra foca em como as lavanderias devem proceder para impedir ou diminuir estes atos através da investigação e educação, como por exemplo códigos de conduta dentre outras formas.

Nossos cursos são gratuitos para AS LAVANDERIAS ASSOCIADAS AO SINDILAV. Fique por dentro da agenda de cursos e eventos! Acesse www.sindilav.com.br/agenda e aproveite para atualizar conhecimentos sobre lavanderias.