Todos estamos acompanhando o debate sobre a reforma trabalhista, que é de suma importância e extremamente necessária ao país, no intuito de simplificar a burocracia trabalhista e flexibilizar a relação capital e trabalho.
No entanto, a reforma traz em seu bojo a questão do imposto sindical e das contribuições aos sindicatos.
Como um dos pontos da reforma estabelece a prevalência do negociado sobre o legislado, e isso só será possível através de negociação entre os sindicatos laboral e patronal, decorre que, agora mais do que nunca, as categorias econômica e profissional vão precisar dos dois sindicatos funcionando perfeitamente.
Mas, para que os sindicatos continuem funcionando, precisamos da contribuição financeira das empresas e seus empregados, pois sem ela não teremos como manter nossas condições de trabalho.
A estrutura do Sindilav prevê o treinamento dos funcionários das empresas de lavanderia em cursos específicos, alguns obrigatórios pela legislação trabalhista, oferecidos inteiramente grátis para associados e filiados, além de estudos e pareceres, estratégia de apresentação de pleitos junto aos órgãos públicos, edição de convenções e manuais trabalhistas e de direito do consumidor. Tudo voltado para o fortalecimento da categoria, além das assessorias trabalhista, de defesa do consumidor e ambiental, para os associados e filiados.
Portanto, como estamos vivendo novos tempos nas questões trabalhistas, e que serão definitivas para o desenvolvimento das empresas de lavanderia, precisamos contar com os sindicatos que representam as categorias econômica e profissional, razão pela qual as contribuições sindicais não são despesas, mas sim um investimento para fortalecer o segmento.
José Carlos Larocca
Presidente do Sindilav