Não, você não leu errado e nem nós erramos o título. Queremos falar exatamente sobre o investimento em Marketing, em tempos de crise. Esse tema assusta, porque em momentos de instabilidade econômica, a primeira atitude que o empreendedor tem em mente é cortar os custos. E o primeiro setor a sofrer esses cortes é o de Marketing e Comunicação.
Mas não deveria ser assim. O marketing é um braço importante de toda e qualquer organização, e é através das técnicas elaboradas por esse setor que a empresa encontra espaço junto ao público. Seja no marketing pessoal, seja no marketing off-line ou on-line, a empresa precisa estar ali para ser vista.
Não há dúvidas de que o momento pede cautela e planejamento reforçado e bem segmentado. Mas também não deveria haver dúvidas sobre a importância do marketing para o seu negócio e sobre como esse momento de instabilidade se mostra oportuno para divulgar a sua marca. Veja alguns pontos:
Incentivo ao consumidor: a maioria das pesquisas mostra que os consumidores estão recuando e consumindo menos devido ao medo que a instabilidade econômica produz. Se o consumidor está com medo, o papel do empresário deveria ser estimulá-lo a ter coragem. E como isso pode ser feito se sua empresa se recusa a anunciar e a divulgar sua própria marca? Para que vejam a sua organização ela precisa se fazer visível. Ao cortar os recursos do marketing, certamente você estará tomando o sentindo contrário.
Bom momento para se destacar: Não se sinta sozinho nessa. Certamente seus concorrentes também estão tomando a mesma atitude. E está aí mais um indício de que você pode ser diferente. Se o mercado está recuando e divulgando menos seus produtos e serviços, talvez seja a hora da sua empresa fazer o contrário e aparecer. Aproveite a diminuição da concorrência – pelo menos no que diz respeito ao marketing – para planejar uma campanha bem-conceituada e segmentada. Atinja em cheio o seu público em um momento onde ninguém mais está tentando fazer isso, e aumente suas chances de ser lembrado e requisitado por ele.
Bom momento para inovar: Momentos de dificuldade exigem criatividade e esforço. Quando há poucos recursos para serem investidos em marketing, há também uma porta aberta para a criatividade. Incentive sua equipe a criar soluções inovadoras com os recursos disponíveis e descubra novas maneiras de se comunicar com seu público. Destaque-se dos demais com as ferramentas que você tem em mãos e aproveite a crise para descobrir novos caminhos.
Quem tentou se surpreendeu: Para acabar de vez com o ceticismo que ronda o setor de marketing, nós recomendamos a leitura de uma matéria disponibilizada no site da Revista Exame (para acessá-la, basta digitar o endereço http://goo.gl/ygdH9z no seu navegador da web). A matéria traz cases de sucesso que comprovam que investir em marketing e até mesmo em lançamentos de novos produtos, em tempos de crise, pode ser sim uma boa maneira de crescer. Empresas como Danone, Valle, Renault e Wal-Mart Brasil já comprovaram essa tese. Agora é a sua vez.