Sindilav

Mai/Jun - 2015 - nº 186

Capacitar é preciso

Treinar sua equipe é investimento, não despesa.

O capital humano é sem dúvida o mais valioso de qualquer organização. Apesar da importância da infraestrutura, da metodologia de trabalho e da administração, são os funcionários os principais intermediadores entre a empresa e os clientes.

Ao investir em sua equipe você está, automaticamente, investindo no seu próprio negócio. Ali, no atendimento, é que as coisas acontecem. É ali que o colaborador entende o que o cliente precisa e processa – utilizando seus conhecimentos profissionais e técnicos – as melhores soluções para atendê-lo. Quanto mais preparado ele estiver, melhor será o atendimento, mais ágil e eficiente será a solução e maior ainda a satisfação do consumidor.

Quer mais bons motivos em favor da capacitação e treinamento de funcionários? Nós temos:

Redução de custos: ao capacitar sua equipe os erros diminuem e, consequentemente, os custos com refação, reposição de itens e desperdício também. Além disso, a rotatividade de funcionários diminui. Custos com novas contratações e perda de tempo com entrevistas e processos de admissão serão menos frequentes.

Ambiente de trabalho: quando a equipe está segura do que faz e sente que a empresa valoriza o trabalho feito, o ambiente se torna mais agradável. Para evitar a insatisfação é preciso: satisfazer. Ao investir nos funcionários, a empresa reduz o índice de reclamações e conversas paralelas.

Competitividade: uma equipe preparada dá segurança para o seu gestor, para a própria equipe e – o mais importante – para os clientes. Quem não gosta de contar com os serviços de uma empresa que sabe o que faz e comprova isso na prática? Aumentar a confiança do consumidor é também fidelizar clientes, aumentar o índice de indicações boca a boca e crescer, cada vez mais.

Produtividade: Quando a sua equipe está bem treinada, ela economiza tempo. Isso porque, ao invés de tentar descobrir como algo é feito, ou ao invés de fazer algo com receio e lentidão (por não dominar as técnicas), o funcionário capacitado simplesmente faz. Com segurança, profissionalismo e empenho, esse colaborador reduz o tempo de trabalho para cada tarefa, aumenta a produtividade e, consequentemente, os lucros da empresa.

Esses são apenas alguns dos bons motivos para investir em treinamento da equipe. E não é tão difícil quanto parece. O Sindilav, por exemplo, oferece uma agenda de cursos que acontecem ao longo do ano (veja em sindilav.com.br). São todos gratuitos, incluindo o material didático. Além disso, instituições como a FecomércioSP e o SEBRAE também são grandes parceiras, sempre oferecendo ótimas opções em treinamento de pessoal.

Fique sempre atento às oportunidades. E comece agora a listar quais são os principais itens do processo de trabalho da sua empresa que precisam de treinamentos efetivos. Comece agora. Vai valer a pena!