Sindilav

Mai/Jun - 2013 - nº 174

Sindilav participa da 3ª edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

José Carlos Larocca, presidente do SINDILAV, entregando um dos prêmios

José Carlos Larocca, presidente do SINDILAV, entregando um dos prêmios

Inovação foi o foco da terceira edição do “Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade”, entregue em abril, em um jantar realizado na própria Federação. Foram premiadas oito iniciativas das cidades de São Paulo (SP), Indaiatuba (SP), Praia Grande (SP), Goiânia (GO) e Uberaba (MG).
O evento mobilizou mais de mil pessoas e recebeu 247 projetos de todas as regiões do país.

O prêmio é coordenado pelo professor José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FecomercioSP e conta com o apoio da Fundação Dom Cabral, mais precisamente do Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade no Varejo – ligado ao Núcleo Petrobras de Sustentabilidade – as ideias premiadas foram bem diversas e inovadoras (confira no quadro abaixo as propostas).

Nesta edição, o Sindilav participou com o projeto “Responsabilidade das empresas que utilizam produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, pela lavagem dos uniformes usados por seus empregados”. Como o Sindilav venceu, em sua categoria, na última edição, o presidente José Carlos Larocca foi convidado a entregar um dos prêmios nesta edição.

Vemos a iniciativa como reconhecimento dos organizadores do “Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade” a nós, do Sindilav, que acreditamos e participamos ativamente do projeto.
Confira abaixo uma síntese dos projetos vencedores:

Microempresa
Projeto: Tubetes Biodegradáveis de Germinação e Plantio a partir de resíduos industriais e urbanos de fontes renováveis.
Bio&Green, São Paulo – SP

Reaproveitamento de fibras de coco, sisal, bagaço de cana-de-açúcar, curauá, cascas de café e arroz para a produção de espumas biodegradáveis que substituem os tubetes plásticos utilizados na germinação de sementes para o plantio.

Estudante
Projeto: Ração Susten.
Gabriel Estevam Domingos, Praia Grande – SP

A proposta do estudante de engenharia ambiental consiste na fabricação de uma “ração ecológica” para cães e gatos com as sobras dos pescados descartados pelas peixarias da Baixada Santista. Atualmente, o descarte dos resíduos é inadequado e o grande volume de dejetos causa impactos ambientais nas praias da região.

Professor
Projeto: Eco-Eletro.
Tereza Cristina Carvalho, Professora na Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP

O projeto Eco-Eletro tem como principal objetivo capacitar catadores de cooperativas localizadas na Grande São Paulo para a desmontagem e triagem, rentável e segura, de eletroeletrônicos descartados de forma inadequada.

Grande Empresa
Projeto: Construindo um Mundo Melhor.
Pontal Engenharia, Goiânia – GO

A Pontal Engenharia adotou princípios de sustentabilidade em todos os aspectos do seu negócio, desde a construção de edifícios com soluções para otimização de recursos até a relação com clientes e funcionários.

Indústria
Projeto: Uma Proposta de Sustentabilidade à Cadeia Produtiva do Carvão – UPEC 250.
Ondatec Tecnologia Industrial em Micro-Ondas, Uberaba – MG

A empresa Ondatec desenvolveu um forno, batizado de Unidade de Produção de Energia e Carvão (UPEC-250), para diminuir a emissão de poluentes, proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores da indústria do carvão e menos degradação ambiental.

Entidades
Projeto: Programa de Qualificação de Fornecedores.
Associação Brasileira do Varejo Têxtil, São Paulo – SP

O projeto, iniciado em 2010, visa gerar valor à cadeia varejista no setor de vestuário e erradicar práticas ilegais, como trabalho infantil, forçado ou irregular, a partir da qualificação dos fornecedores. As empresas não certificadas pelo programa ficam impossibilitadas de fornecer para as varejistas que estão associadas ao projeto.

Órgãos Públicos
Projeto de Destinação de Pneus e Projeto de Coleta Seletiva.
Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Indaiatuba – SP

O município desenvolveu um projeto de coleta seletiva com
a inclusão de catadores e moradores de rua, que passaram
a trabalhar registrados no centro de triagem da cidade. Além disso, o poder municipal também diminuiu o descarte irregular de pneus, após cadastrar as borracharias do município para coletar os materiais diretamente nos estabelecimentos.

Para ver cada projeto detalhadamente, acesse o link:
http://goo.gl/dKe2W