“Quanto menor a empresa, mais importante a tarefa de contratar pessoas certas, embora a precisão nas contratações seja necessária em qualquer tipo de organização. Ocorre que quando a empresa possui 3 ou 4 funcionários e pelo menos um deles tem o desempenho desastroso, os resultados certamente sofrerão quedas que podem chegar a 20%.”
É assim que Marcos Biaggio, representante da ActionCOACH no Brasil, começa seu artigo escrito para o site segs.com.br.
Essa reflexão nos faz entender que a empresa que consegue ajustar seus critérios na hora de contratar sua equipe, certamente eliminará uma série de problemas futuros e se livrará de um círculo vicioso que acaba fazendo da contratação uma tarefa indesejada e cansativa.
Confira os cinco principais problemas que interferem na hora da contratação:
1º – O foco em critérios errados
Ao invés de focar em conhecimento e habilidades – que correm o risco de não serem colocados em uso – foque principalmente nas atitudes. A falta de habilidade pode ser suprida com treinamento, mas a falta de entusiasmo e de bom relacionamento interpessoal é algo intimamente ligado à personalidade do indivíduo, muitas vezes impossível de interferir.
2º – Contratação de parentes e amigos
Quando não há critério para a contração de parentes e amigos, provavelmente haverá um ponto em que a separação entre assuntos pessoais e profissionais irão se confundir em meio ao cotidiano. Se você não pode evitar, pelo menos se assegure de que as pessoas com o mesmo parentesco ou muito próximas irão trabalhar em setores diferentes. Considere os talentos particulares para encaixá-los na função ideal.
3º – Não venda a sua empresa a quem não faz por merecer
Na hora da contratação, muitos entrevistadores começam a entrevista apresentando a empresa e o universo de benefícios que ela pode oferecer ao candidato. Isso não é necessário. Se o candidato for bom, provavelmente ele terá um conhecimento prévio sobre a oportunidade que está diante dele e a aproveitará. Fale sobre a vaga, discuta sobre o negócio da empresa e responda algumas perguntas. E só.
4º – Não ignore seus instintos
Não despreze sua intuição em detrimento dos processos formais de contratação. O ideal é que você equilibre a intuição com os processos e faça testes que ajudem a apurar se suas suspeitas estavam ou não erradas. Um teste muito utilizado é o teste da recepcionista, onde você investiga sobre o comportamento do candidato antes que ele entre para a sala. Procure saber como ele agiu, como tratou a atendente e faça uma comparação sobre esse comportamento e o comportamento apresentado na hora da entrevista.
5º – Você não pode mudar as manchas de um leopardo
Se você possui um histórico que mostra que o candidato não é apto para aquela função, ou não irá se adequar aos padrões da empresa, não espere que o comportamento dele mude apenas porque decidiu contratá-lo. Existem profissionais muito competentes, por exemplo, que têm problemas com cumprimento rigoroso de horários, apesar de sempre executarem suas tarefas com eficiência e precisão. A decisão entre aceitar o candidato com suas peculiaridades está em suas mãos.